Aniversário de Santos: eventos solenes destacam personagens históricos e apontam desafios para o futuro

Por Santa Portal em 26/01/2025 às 18:00

Francisco Arrais/Divulgação Prefeitura de Santos
Francisco Arrais/Divulgação Prefeitura de Santos

De Bartolomeu de Gusmão, o padre voador, ao escritor Ribeiro Couto, passando pelos poetas Vicente de Carvalho e Martins Fontes até Pelé e Chorão. O domingo (26) do aniversário de 479 anos de Santos foi marcado por atos – missa, deposição de flores e sessão solene na Câmara – que lembraram santistas de nascimento e de coração e apontaram compromissos da Cidade com o futuro, onde estão desafios como as emergências climáticas, as questões dos cortiços e do lixo urbano.

O primeiro compromisso oficial pela data foi a missa de celebração de aniversário, na Catedral de Santos, celebrada pelo bispo diocesano dom Tarcísio Scaramussa.

Na sequência, autoridades civis e militares se encontraram na Praça da República (Centro Histórico), onde foi feita a deposição de flores no monumento a Braz Cubas, fundador da Vila de Santos. O ato começou com a execução do Hino Nacional, a cargo da banda da Polícia Militar, seguido pelo Hino de Santos, cantado por Lourival Rodrigues Ferreira.

Representando as entidades civis, Cristina Campos, do Movimento de Arregimentação Feminina (MAF), fez um discurso lembrando do momento em que Braz Cubas, com 39 anos de idade, “lia cada trecho da justa sentença real com as lembranças que premiavam sua luta, para que aquele momento se tornasse realidade em tão pouco tempo: o de ser o fundador de Santos, que viria a se tornar uma das cidades mais importantes do hemisfério sul do planeta”.

Já o presidente da Câmara de Santos, Adilson Júnior, destacou que o ato resgata a tradição do Município “e nos remete ao nosso futuro, com o Parque Valongo, aqui ao nosso lado. Isso nos move, a cada dia, a cada um de nós santistas a trabalhar por uma Cidade mais solidária, mais humana”.

O prefeito de Santos, Rogério Santos, afirmou que os eventos em comemoração ao aniversário de Santos são ‘uma declaração de amor à Cidade’. “Expressam o carinho e a atenção que temos em relação a cada cantinho de Município, e o orgulho por viver em um lugar referência para o Brasil em tantas áreas: história, cidadania, urbanismo, economia, inovação e qualidade de vida”.

Na sessão solene em homenagem aos 479 anos de Santos, realizada na Câmara de Santos, o vereador destacado para discursar, Carlos Teixeira Filho, citou fatos desde a fundação da Cidade até a formação do maior porto da América do Sul. “A Cidade avança com respiro cultural e competitiva nos esportes”.

Rogério Santos começou seu discurso no Legislativo dando parabéns “a todos os santistas, de nascimento e de coração”. Na sequência, afirmou: “Temos um legado a ser admirado, que também implica em uma grande responsabilidade para trabalharmos no presente e no futuro. Mas sempre com a atenção para tornar a nossa Cidade cada vez melhor nesses 479 anos. Isso significa investir em infraestrutura urbana, saúde, educação, no social, na qualidade de vida e na valorização de cada pessoa, seja profissional, dando oportunidade para qualificar pessoas”.

Classificando a desigualdade social como grande desafio do Município, o prefeito citou que este é o momento de mudar a realidade das pessoas. Afirmou que a ampla urbanização na Vila Gilda (Zona Noroeste) tem como objetivo eliminar a expressão “dique” para “bairro”. “Estamos reurbanizando este local, com a inauguração da policlínica e vamos avançar com a regularização da área”.

Para Rogério Santos, “os desafios do Município são muitos”. E citou a questão do avanço do mar, os cortiços do Centro, os descartes irregulares de lixo como alguns destes problemas.

Segundo o chefe do Executivo santista, a solução está na união de esforços. “Por isso, em Santos, priorizamos o diálogo em todas as esferas: com o Governo Federal, com o Governo do Estado e com todos os governos, com todos aqueles que querem e precisam ajudar a nossa Cidade”, completou.


Foto: Francisco Arrais/Divulgação Prefeitura de Santos
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.