Acusado de tentar matar a ex é preso enquanto trabalhava em barraca de praia em Santos

Por Santa Portal em 31/12/2025 às 06:00

Divulgação/Polícia Civil
Divulgação/Polícia Civil

Paulo Henrique Moreira Arruda, acusado de tentar matar a ex-companheira a facadas, foi preso pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (30), enquanto trabalhava na montagem de barracas e guarda-sóis na orla de Santos, no litoral de São Paulo. A captura ocorreu na Avenida Bartolomeu de Gusmão, no bairro do Boqueirão, durante a operação “Ano Novo, Vida Nova, Sem Violência”, voltada ao enfrentamento da violência doméstica.

Segundo a delegada Déborah Lázaro, titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Santos, a investigação teve início após o registro de um boletim de ocorrência por tentativa de feminicídio na véspera de Natal (24). A vítima foi internada na Santa Casa após ser atingida por uma facada no abdômen durante uma discussão com o homem, que foi detido pela Polícia Militar. No entanto, ele foi liberado.

“No momento em que tomamos conhecimento do caso, a vítima estava hospitalizada e o autor não se encontrava em situação de flagrante, nem havia mandado de prisão expedido, o que impedia a prisão imediata”, explicou a delegada.

Mesmo sem a possibilidade de manter o suspeito detido naquele momento, a equipe da DDM intensificou os trabalhos investigativos durante a última sexta-feira (26). A delegada foi à Santa Casa para ouvir a vítima, reuniu relatórios médicos, colheu depoimentos de testemunhas e apreendeu a arma utilizada no crime. Com o material reunido, foi representada a prisão do investigado, que acabou sendo deferida pelo Judiciário.

O homem acabou preso enquanto auxiliava na organização de cadeiras de praia em barracas instaladas na orla do Canal 4. “Os policiais passaram a monitorar seus passos, indo aos locais que ele frequentava, até conseguirem localizá-lo”, destacou a delegada. Ele foi informado sobre o mandado de prisão em aberto e conduzido à delegacia, onde o caso foi registrado como captura de procurado. O suspeito permanece preso e aguarda audiência de custódia.

Operação reforça combate à violência contra a mulher

A prisão integra a operação “Ano Novo, Vida Nova, Sem Violência”, coordenada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio do Deinter-6. A ação ocorreu de forma integrada em todo o território paulista, com foco no cumprimento de mandados judiciais e no enfrentamento da violência doméstica.

Na região da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira, a operação mobilizou 86 viaturas e 231 policiais civis, resultando em 20 mandados de prisão criminal cumpridos, seis mandados de prisão preventiva executados, 19 capturas por mandado judiciais e sete prisões em flagrante.

As ocorrências foram registradas em cidades como Santos (6), Cubatão (4), Bertioga (4), Guarujá (2), Itanhaém (2), São Vicente (1), Ilha Comprida (1), Miracatu (1) e Barra do Turvo (1). Segundo a Polícia Civil, as prisões envolveram crimes graves, incluindo violência doméstica e tentativa de feminicídio, e foram realizadas com rigor técnico e respeito aos direitos fundamentais.

“A operação simboliza uma mensagem clara: a violência contra a mulher não será tolerada”, reforça a nota oficial da corporação.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.