22º Exposição de Presépios no Santuário do Valongo segue até 28 de fevereiro
Por #Santaportal em 07/01/2016 às 09:08
SANTOS – A 22ª Exposição de Presépios Internacional do Santuário Santo Antonio do Valongo seguirá até o dia 28 de fevereiro. O evento tem entrada gratuita.As visitas podem ser feitas todos os dias da semana, das 8 às 18 horas. A mostra ficará até o fim do mês de fevereiro para poder receber excursões escolares.
A exposição foi inaugurada no início de dezembro de 2015 e já atraiu mais de 10 mil pessoas. Inspirada na antiga tradição dos Franciscanos, que a criaram no século XIII, na Itália, a Mostra foi trazida para Santos pelo Frei Rozântimo Costa há 22 anos.
“Nos empenhamos o ano inteiro para a concretização da Exposição e só temos a agradecer aos nossos maravilhosos parceiros, que acreditaram e confiaram na realização. Neste ano, as diferentes cenas de Jesus expostas, têm como objetivo Evangelizar e tocar o coração do maior número de pessoas possível, além das que já fazem parte dessa comunidade”, afirmou o Frei.
O Presépio construído com material reciclado, de Antônio Ednaldo da Silva, mais conhecido como Berbela de Paraisópolis, é um dos destaques desse ano. “O pessoal da Globo descobriu meu trabalho e, a partir daí, foi feita a abertura da novela I love Paraisópolis. Já trabalho com arte há 13 anos, mas foi a primeira vez que fiz um presépio. É muito gratificante ver minha arte no Santuário”, disse Berbela.
São mais de 70 presépios expostos no Santuário do Valongo. Dentre as inovações desse ano, também podem ser apreciadas as peças do acervo franciscano e outras internacionais, de cerâmica, madeira, resina, tecidos, vidros, argila, brinquedos e papelão.
Ainda unindo arte e devoção, o artista plástico e fotógrafo Laurival Camargo também contribuiu para a vivacidade do evento. O responsável pelo Coletivo Photoclub F8 remontou o nascimento de Jesus, em dois diferentes presépios, o primeiro através de fotos e o segundo, de escultura.
O ilustrador santista Leandro Shesko, outro destaque da Mostra, desenhou a Sagrada Família nas paredes do Santuário. Enquanto a artista plástica Márcia Teixeira fez o presépio de papel e Joaquim Lopes Cardoso da Silva, mais conhecido como Sr. Joaquim da Banca, usou palitos de cortina.
As imagens desenhadas em MDF foram feitas pelo caminhoneiro Anderson Camargo, que faz da arte um hobby. Já Wilson Pinto, além do presépio, fez a maquete detalhada da Igreja do Valongo e do Monte Serrat.
“Atualmente, o mundo está muito consumista. Por diversos momentos, as pessoas valorizam o supérfluo ao esquecerem o essencial, que é a experiência do amor de Jesus em nossos corações. Além disso, o uso de materiais reciclados nos alerta sobre a importância de preservar o meio ambiente”, explicou Frei Rozântimo.
Outros objetos reaproveitados também aparecem nos presépios do artista plástico Bruno Granato, de garrafas pet, e no das voluntárias Elaine Rodrigues e Elza Damaso, que usaram cápsulas de café. Em meio a criatividade, dedicação e fé, a Sagrada Família, montada pelo Movimento Interreligioso pela Cidadania, que fez o Presépio Ecumênico, também emocionou a todos.
A 22ª Exposição é patrocinada pelas empresas Terracom, Grupo Rodrimar, Grupo Mendes, Visão laser, Unisanta e Mult Imagem, com apoio da Prefeitura Municipal de Santos.
Serviço
22ª Exposição de Presépios Internacionais do Santuário Santo Antonio do Valongo
Endereço: Largo Marquês de Monte Alegre, 13, Bairro Centro Histórico, Santos/ SP
Quando: 7 de dezembro de 2015 a 28 de fevereiro de 2016
Horário de visitação: 8h às 18h (todos os dias, com entrada gratuita)