Deputados eleitos da região falam sobre tiroteio que interrompeu agenda de Tarcísio em Paraisópolis
Por Santa Portal em 17/10/2022 às 18:19
Os deputados estaduais e federais eleitos pela Baixada Santista falaram sobre o tiroteio que interrompeu a agenda de campanha do candidato a governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante visita a Paraisópolis, na zona sul da Capital, nesta segunda-feira (17).
Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), deputado federal eleito, condenou o episódio de violência durante compromisso de campanha de Tarcísio. “Lamentável o episódio de violência que ocorreu hoje em São Paulo durante a campanha do candidato Tarcísio de Freitas. Aliás, é lamentável que esse episódio ocorra durante a campanha eleitoral ou em qualquer tempo, é inadmissível. Quero parabenizar aqui, mais uma vez, a Polícia Militar pela atuação eficiente, segura, evitando maiores consequências e preservando a integridade tanto do candidato quanto da sua equipe. Desejo que a gente possa ter uma sequência de campanha em paz, que os candidatos possam levar suas propostas e o eleitor possa tomar a melhor decisão”, disse.
Outro deputado federal eleito pela Baixada, Alberto Mourão (MDB) defendeu a apuração rigorosa do episódio envolvendo o candidato do Republicanos ao governo paulista. “Vejo esse episódio com preocupação, pois as campanhas acabam não executando o seu processo de convencimento. Mas a gente precisa enfrentar esse problema da violência. As pessoas que moram nas comunidades, em sua grande maioria, são do bem, sofridas e precisam ser ajudadas. Eu não acho que (o episódio) tem relação com política, é um problema que nós sabemos que existe nas comunidades de algumas metrópoles, como já aconteceu no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, por exemplo”, comentou.
Rosana Valle (PL), deputada federal mais votada da região, lamentou o episódio envolvendo a campanha de Tarcísio. “Recebi com muita apreensão a notícia. Estávamos em um evento em Santos de apoio ao ex-ministro Tarcísio de Freitas e ao presidente Bolsonaro, com vários deputados, vereadores e prefeitos da Baixada Santista, que demonstraram apoio a ele. O Tarcísio participaria desse encontro. Nós acompanhamos aflitos, mas graças a Deus não teve maiores consequências, por parte da equipe do ex-ministro Tarcísio e das pessoas que estavam fazendo a campanha. Mas realmente é lamentável uma situação dessas. Sei que o Tarcísio é um homem muito corajoso, isso não vai abalar em nada a campanha dele. Estamos firmes. Cada vez mais eu o admiro pela força, competência e determinação que ele tem”, afirmou.
O deputado estadual Tenente Coimbra (PL) cobrou esclarecimentos da segurança pública sobre o que realmente motivou a troca de tiros em Paraisópolis. “Recebemos com bastante preocupação essa informação do suposto atentado contra o futuro governador Tarcísio. Obviamente a polícia vai elucidar, mas fato é que a sua candidatura, pautada pelos valores corretos, que infelizmente se perdem na sociedade, já incomoda muita gente. A nossa luta é a verdadeira luta do bem contra o mal. Essas ações mostram isso, cada vez mais temos a certeza de que estamos do lado certo da história. Fico feliz pela rápida ação da Polícia Militar e dos seguranças do Tarcísio. A campanha continua, tenho certeza que muito mais fortalecida porque está pautada pela verdade”.
Solange Freitas, deputada estadual eleita pelo União Brasil e que foi vítima de um atentado em 2020, quando disputou a Prefeitura de São Vicente, adotou um tom mais duro contra a violência na política.
“Chega de violência política. Os tiros disparados no local onde Tarcísio de Freitas estava é um ataque também à democracia. Não podemos mais aceitar isso. Em 2020 sofri um atentado durante a campanha à Prefeitura de São Vicente. E a sociedade vicentina já começou a dar uma resposta a quem joga sujo: o policial militar acusado de envolvimento no meu atentado foi condenado pelo júri popular por unanimidade por tentativa de homicídio. A população de São Vicente não quer mais essa política covarde. O Estado de São Paulo não quer mais essa política suja”, declarou Solange, por meio de suas redes sociais.
O deputado estadual eleito Paulo Mansur (PL) seguiu a mesma linha. “Isso fere a democracia do nosso país. Em 2018, a gente viu o atentado contra o nosso presidente. Então quando você está ganhando a eleição, está combatendo a bandidagem, está falando o que o criminoso não quer escutar, acontece esse tipo de situação, que é inadmissível. Fica a nossa solidariedade ao candidato a governador Tarcísio e que isso não se repita. Precisamos sim que a polícia e os órgãos de investigação estejam lado a lado com os candidatos. Parabéns para a PM que conseguiu ajudar o nosso governador Tarcísio e que isso não volte a se repetir mais”, destacou.
O Santa Portal também entrou em contato com as assessorias dos demais parlamentares eleitos, mas ainda não obteve uma resposta deles. Assim que houver um posicionamento, será incluído neste espaço.