Vídeo mostra carro usado por atirador antes de matar jovem durante briga de trânsito
Por Santa Portal em 30/07/2025 às 05:00
Imagens de câmeras de monitoramento da Prefeitura de Praia Grande, no litoral de São Paulo, flagraram o carro de José Roberto Melo dos Santos, conhecido como Betinho (foto), de 39 anos, momentos antes de ele atirar contra uma família e matar Matheus Jesus e Silva, 19, durante uma briga de trânsito. O crime aconteceu na madrugada de 21 de julho, na Rua Rubem Braga, no bairro Trevo.
Na tentativa de localizá-lo, policiais cumpriram mandado de busca e apreensão na residência dele – localizada a cerca de 200 metros do local do crime – nesta segunda-feira (28), mas Betinho não estava mais no local e segue foragido. Aliás, outras pessoas ocupavam a casa do suspeito, que já responde na Justiça por uma tentativa de homicídio cometida em um bar, em 2024, também na cidade.
O veículo registrado nas imagens é um Hyundai Tucson preto, o mesmo usado pelo autor no momento do crime. Conforme a investigação conduzida pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Praia Grande, as imagens, somadas a depoimentos de testemunhas e denúncias anônimas recebidas pelo Disque Denúncia (181), foram cruciais para a identificação.
Vídeo flagra carro de homem que matou jovem em briga de trânsito em Praia Grande pic.twitter.com/13NR4GcPKk
— #Santaportal (@Santaportal1) July 30, 2025
De acordo com o delegado Luiz Ricardo Lara, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Praia Grande, o reconhecimento do suspeito foi feito por meio de foto, pelo pai da vítima fatal, Elizandro Bastos da Silva, de 47 anos, no hospital. Ele permanece internado na Beneficência Portuguesa, aguardando cirurgia.
“Ele reconheceu o atirador sem sombra de dúvidas como sendo o autor dos disparos que o atingiram e que tiraram a vida de seu filho Matheus”, afirmou o delegado, em entrevista à Santa Cecília TV. As demais testemunhas ainda não foram ouvidas, por conta da sensibilidade do caso. “O prazo para que as provas provas testemunhares sejam colhidas é de até 30 dias, tendo em vista o curso do inquérito policial”.
Quatro pessoas estavam no carro da vítima
O crime aconteceu por volta Rua Rubem Braga, no bairro Trevo. Elizandro chegava em casa após uma reunião familiar quando houve um desentendimento no trânsito com o suspeito. Betinho vinha no sentido contrário da via e teria se irritado com o tempo que o morador demorava para manobrar o carro e ofendeu verbalmente os familiares da vítima.
“Betinho ficou chateado com o espaço que Elizandro ocupava. Ele [Elizandro] parou o carro um pouquinho mais para a faixa da esquerda, enquanto sua esposa desceu do veículo e já abria o portão da garagem”, detalhou o delegado. “José Roberto ofendeu todos os familiares que estavam no veículo”.
Ao tentar intervir, Elizandro desceu do carro e empurrou Betinho, acreditando que ele avançaria contra sua esposa. Em seguida, o suspeito foi até seu carro, pegou uma arma de fogo e disparou várias vezes contra a família.
Matheus Jesus e Silva, de 19 anos, foi baleado e não resistiu aos ferimentos. Elizandro foi atingido no braço. A esposa e a filha mais velha, que está grávida de cinco meses, conseguiram se abrigar dentro da casa e não foram feridas.
Histórico violento
De acordo com Lara, José Roberto já havia sido denunciado pelo Ministério Público por uma tentativa de homicídio ocorrida em 2024, em um bar, também em Praia Grande. Na ocasião, ele sacou uma arma durante uma briga e atirou contra outra pessoa.
“Já réu por tentativa de homicídio. Agora, é investigado por um homicídio consumado, qualificado pelo motivo fútil e pela impossibilidade de defesa da vítima, além de outras três tentativas”, explicou.
A Justiça acatou o pedido da Polícia Civil e expediu mandado de prisão temporária contra o suspeito. A ordem tem validade até 10 de maio de 2045. A DIG de Praia Grande segue com as investigações e pede o apoio da população. Qualquer informação sobre o paradeiro de José Roberto pode ser encaminhada, de forma anônima, ao Disque Denúncia, pelo telefone 181 ou pelo site WebDenúncia.