Tartaruga-gigante morta e em estado avançado de decomposição é encontrada em Praia Grande
Por Santa Portal em 13/09/2023 às 21:00
Uma tartaruga-gigante, em estado avançado de decomposição, foi encontrada morta na manhã da última terça-feira (12), na orla de Praia Grande.
Segundo o Instituto Biopesca, o animal da espécie tartaruga-de-couro – conhecida também como tartaruga-gigante -, que corre risco de extinção, foi recolhido pela equipe de campo da organização, que realiza o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), após ter sido acionada pelo Grupamento Costeiro da Guarda Civil Municipal (GCM).
Por causa de seu tamanho, a tartaruga-gigante precisou do auxílio de uma retroescavadeira para ser retirada da praia do Jardim Flórida, onde apareceu encalhada na praia do bairro Jardim Flórida.
Após ter sido recolhido, a tartaruga foi encaminhada para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos do Instituto Biopesca, para passar por exame de biometria e necropsia.
O laudo mostrou que, no interior do animal, havia um sachê de molho de pimenta em seu instestino grosso. Porém, devido ao seu estado avançado de decomposição, não foi possível determinar a causa da morte da tartaruga-gigante.
O exame apontou ainda que o animal tinha 1,62 m de comprimento total e pesava 134 kg.