Santos é a quarta cidade litorânea mais segura do Brasil; Itanhaém e PG compõem top-10
Por Santa Portal em 29/09/2024 às 12:00
Entre as cidades litorâneas com mais de 100 mil habitantes, Santos é a mais segura da Baixada Santista e ocupa o quarto lugar no ranking geral de segurança no País. É o que revela o Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil, desenvolvido pela empresa MySide e que compila os dados de mortes registradas pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde e IBGE.
Para calcular o índice, a empresa especializada em tecnologia e serviços no setor imobiliário analisou os dados de todos os 1,5 milhões de óbitos ocorridos em 2023 no Brasil, conforme o Painel de Monitoramento da Mortalidade da SVSA. A quantidade de ocorrências de homicídio pelo número de munícipes foi o principal indicador para classificar as cidades. Este método é reconhecido como medida universal e fundamental para rankings regionais e temporais.
De acordo com o índice, a marca registrada em Santos é de 9,1 homicídios a cada 100 mil habitantes. Para efeito de comparação, Palhoça (SC), primeira colocada, aponta 5,9 homicídios na mesma métrica. A secretária de Segurança, Raquel Gallinati, descreve que o resultado alcançado reflete o comprometimento da Prefeitura e da Guarda Civil Municipal (GCM) com a proteção da população e o desenvolvimento de políticas públicas eficazes.
“Nosso trabalho vai além da simples proteção do patrimônio público. Seguimos princípios essenciais, como a defesa dos direitos humanos, a preservação da vida e o patrulhamento preventivo, sempre com o objetivo de manter a ordem e a paz social”, afirma Raquel, destacando ainda o investimento de R$ 35,9 milhões e o uso de tecnologias avançadas, como o monitoramento por câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade.
Ela também enfatiza o papel cada vez mais relevante da Guarda Civil Municipal no combate à criminalidade urbana, atuando em conjunto com as polícias estaduais e reforçando o compromisso com a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos. “A ordem pública é uma prioridade e nosso foco é garantir que Santos seja, a cada dia, uma Cidade mais segura e acolhedora para todos”, conclui a secretária.
Baixada Santista
Itanhaém (7º) e Praia Grande (8º) são as outras cidades da Baixada que aparecem no top-10, com índices de violência de 10,4 e 10,5 assassinatos, respectivamente. Vale ressaltar que Bertioga, Mongaguá e Peruíbe não possuem a quantidade populacional necessária para entrar na avaliação do índice. Ao contrário de Guarujá e São Vicente, que contam com mais de 100 mil habitantes, entretanto, não figuram no top-10.