Saiba quem pode tomar a vacina bivalente contra a covid-19 em Praia Grande
Por Santa Portal em 13/04/2023 às 21:00
A vacina bivalente contra a covid-19 continua sendo aplicada em Praia Grande. Atualmente, estão aptos para receber o imunizante os idosos com mais de 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), imunossuprimidos acima de 12 anos e trabalhadores da saúde a partir de 40 anos.
As vacinas estão disponíveis nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e no Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas – Rua Thomé de Souza, 1.313, Bairro Aviação), aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 15 horas.
Para receber a vacina bivalente, é preciso ter concluído pelo menos o esquema primário composto por duas doses, conforme orientações do Ministério da Saúde. Além disso, a última dose da vacina monovalente (da primeira distribuição) contra a covid-19 deverá ter sido recebida há, pelo menos, quatro meses, independentemente de ser esquema primário ou reforço.
As vacinas bivalentes contemplam mais de uma cepa do vírus. Desta forma, o imunizante oferece proteção contra a variante original do vírus causador da covid-19 e também contra as cepas que surgiram posteriormente, como a Ômicron.
Documentação – Para tomar a vacina, é necessário levar comprovante de vacinação das doses anteriores, documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência. As gestantes deverão apresentar a carteira de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico. Já as puérperas precisarão mostrar a declaração do nascimento da criança ou documento do hospital onde ocorreu o parto. Imunossuprimidos deverão apresentar laudo ou receitas que comprovem a condição de saúde.
Trabalhadores da saúde – Conforme determinação do Governo do Estado para fins de vacinação, são considerados trabalhadores da saúde aqueles que atuam em estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam profissionais ou equipe de apoio. São considerados os seguintes estabelecimentos: hospitais, consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas, farmácias, consultórios odontológicos, centros médicos, centros de diagnósticos terapêuticos e estudantes da área da saúde em estágio.
Para ter acesso ao imunizante, os profissionais de saúde deverão mostrar documento do conselho de classe (se houver) ou comprovante que vincula o trabalhador com a instituição de saúde (declaração do empregador, carteira de trabalho ou holerite, por exemplo). Estudantes da área da saúde em estágio deverão apresentar declaração da instituição ou do campo de estágio.
Demais públicos – A vacina monovalente continua disponível normalmente para os demais públicos. Confira abaixo as doses indicadas para todas as faixas etárias:
– 1ª, 2ª e 3ª doses (esquema primário) para bebês de 6 meses a 2 anos; – 1ª e 2ª doses (esquema primário) para crianças acima de 3 anos; – 1º reforço para pessoas acima de 5 anos; – 2º reforço para pessoas com mais de 18 anos e imunossuprimidos entre 12 e 17 anos; – 3º reforço para imunossuprimidos com mais de 18 anos; – Vacina bivalente: trabalhadores da saúde acima de 40 anos, gestantes, puérperas, idosos com mais de 60 anos, imunossuprimidos acima de 12 anos.
Para informações sobre a lista de documentos e outras informações sobre a covid-19 acesse: www.praiagrande.sp.gov.br/coronavirus.