Refugiados afegãos que estavam em Praia Grande são transferidos para Guarulhos
Por Leandro Martins/Agência Brasil em 14/09/2023 às 11:00
Um grupo de refugiados afegãos foi transferido para moradias em Guarulhos, na região metropolitana. O grupo é formado por 74 pessoas, sendo mais de 30 crianças. Eles estavam há mais de 70 dias em um prédio do Sindicato dos Químicos, em Praia Grande.
O novo endereço não será permanente, mas vai estar disponível até que os refugiados tenham condições de trabalhar e se manter no Brasil. E será melhor para eles, com um quarto disponível para cada família, e também espaços de convivência. É o que informa o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Paulo Illes, coordenador-geral de Política Migratória do Departamento de Migrações, da Secretaria Nacional de Justiça, comenta as vantagens da mudança para os cidadãos afegãos.
A transferência para a Grande São Paulo foi financiada pelo governo federal. Foram liberados R$ 15 milhões para a abertura de novas vagas em abrigos. O dinheiro vai ser utilizado também para financiar outras 150 vagas, em um abrigo em Franco da Rocha, que será destinado aos próximos afegãos que chegarem a Guarulhos. O local deve ficar pronto em um mês.
O apoio financeiro do governo federal para a acolhida dos afegãos vem sendo pedido pela prefeitura de Guarulhos há vários meses. A gestão do município alega que não consegue arcar sozinha com os custos dos refugiados, que chegam constantemente pelo aeroporto internacional de São Paulo.