Refugiados afegãos participam de mutirão de regularização de documentos
Por Santa Portal em 06/07/2023 às 11:00
Os refugiados afegãos que estão alojados em Praia Grande participam, nesta quinta-feira (6), de um mutirão para a regularização de seus documentos brasileiros. A ação acontece na Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos.
Os imigrantes possuem o visto humanitário, que permite a permanência no país, concedida pela Portaria Interministerial nº 24, publicada em setembro de 2021.
Eles também têm o direito a receber a Carteira de Registro Nacional Migratório (antigo Registro Nacional de Estrangeiros – RNE), a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), bem como um CPF.
Com esses documentos, os refugiados podem ter acesso a programas do governo, abrir conta em banco e trabalhar.
Os refugiados
O grupo de refugiados afegãos que está alojado na Colônia de Férias do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas, em Praia Grande, deve permanecer na cidade por, pelo menos, 30 dias. De acordo com a assessoria do Sindicato, o grupo é composto por 91 adultos e 37 crianças – no total, são 128 refugiados.
Os afegãos estavam acampados no Aeroporto de Guarulhos sem as mínimas condições de higiene.
O grupo recebeu imunização contra a covid-19, sarampo e pólio e funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU) fizeram a entrega de kits de higiene.