Reencontro entre educadora e ex-aluno viraliza nas redes e emociona
Por Pedro Porto em 07/07/2024 às 13:00
O reencontro entre a educadora Kamilla Costa, de 32 anos, pós-graduada em Deficiência Intelectual, e seu ex-aluno, Lucas Nascimento Lins, de 12 anos, portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), viralizou nas redes sociais. O vídeo do registro, postado no Instagram de Kamilla, repercutiu rápido e teve mais de 3 milhões de visualizações. O encontro aconteceu na última segunda-feira (1), em um shopping de Praia Grande.
Kamilla começou a trabalhar na área há três anos, pela Prefeitura de Praia Grande, e esteve com Lucas durante o ano passado. “O momento em que foi abraçada por Lucas foi gratificante. O que aconteceu ali foi um alívio, de que tudo deu certo”, diz.
Ao falar sobre o trabalho, reconhece que lidar com o autismo tem suas limitações, mas a finalidade compensa. “Quando eles amam, quando eles realmente gostam, eles mostram afeto por quem cuidou deles, por quem, de verdade, amou eles”, acrescenta.
De acordo com Kamilla, o começo da relação foi difícil. “O Lucas não queria ficar comigo no começo, porque ele já tinha uma rotina. Se ele sai da rotina é como se embaralhasse tudo e tivesse que se organizar novamente, até ele se adaptar comigo. Fiquei com ele, persisti e fui conquistando ele. No ano todo, quando fiquei com ele, não nos largamos mais”, completa.
A educadora relata que há uma importância muito grande na profissão. “Nós somos importantes, somos professores, e devemos sempre ficar acompanhando. Eles precisam de nós. A minha função, como educadora, pode mudar uma criança autista? Sim, quanto mais eu conhecer esse aluno, mais sou capaz de promover e gerar um processo de afetividade e aprendizagem entre nós e esse aluno. Somos essenciais na vida deles”, reitera Kamilla, que também conta que Lucas sempre teve apoio da família.
Em suas redes, Kamilla agradeceu às milhares de mensagens de apoio que recebeu ao longo dos últimos dias.