Praia Grande usa nova tecnologia no Hospital Irmã Dulce

Por #Santaportal em 01/10/2015 às 14:17

PRAIA GRANDE – Em Praia Grande já são realizados atendimentos à distância, uma solução para o problema de localização de vagas de leitos em hospitais do Estado de São Paulo. O serviço é feito por meio de videoconferência. A denominada Telemedicina é operada pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), do Governo do Estado, e já auxilia o município nas discussões sobre diagnóstico e viabilidade de transferência de pacientes.

Os equipamentos estão instalados no Complexo de Saúde Irmã Dulce, justamente o Pronto Socorro Central e Unidade de Pronto Atendimento Dr. Charles Antunes Bechara – UPA Samambaia – e no Pronto Socorro Quietude.

O sistema elimina burocracia e eventuais demoras, facilitando a busca de vagas nos municípios – problema que afeta a maioria das cidades – e está instalado em 28 locais do Litoral, ficando interligado com o Hospital das Clínicas, Santa Casa, Unifesp e Hospital Santa Marcelina, todos na Capital. O contato com as unidades que possuem o canal é feito diariamente, duas vezes por dia (manhã e tarde). Cada equipamento possui monitor de 21 polegadas Full HD, além de câmera também Full HD 1080p, com microfone e caixas acústicas profissionais.

Para a enfermeira assistencial Adriana Limberti, que atua na UPA Samambaia, a conexão já faz parte da rotina hospitalar. “Todos já estão habituados a utilizarem o sistema online. Assim que assumimos o plantão, pela manhã, já estabelecemos a conexão com a Cross e rapidamente fazemos a checagem sobre as necessidades ou não de ajuda”, destacou.

Antes, quando um caso especial merecesse atenção de um especialista para indicação de um melhor procedimento ou para verificação de vagas no sistema, o contato era feito por telefone à CROSS. A demora e a dificuldade para buscar as soluções colocavam em risco a vida dos pacientes.

De acordo com o técnico administrativo da CROSS, Leonardo Oliveira, que é um dos que fazem a comunicação com os hospitais interligados, até mesmo tomografias, raios x e outros exames de imagem podem ser vistos por médicos de outras unidades, por meio de videoconferência com duas ou mais unidades.

“Desta forma, é possível sanar dúvidas e definir melhor a necessidade de um paciente e assim fazer a busca ativa da vaga. Com a Telemedicina, quando um pedido de ajuda é feito, o profissional que atende tem um maior comprometimento com a situação, o que era mais difícil com o contato feito por telefone”, salientou.

O exemplo de aplicabilidade do mecanismo ocorreu recentemente em Bertioga, quando um mergulhador teve um problema respiratório sério ao emergir e precisou ser medicado na unidade de emergência da cidade.

Sem um profissional com experiência naquele problema de saúde, bastou um contato com a central para que profissionais de outras cidades dessem as coordenadas e assim o paciente foi estabilizado, sem que houvesse a necessidade de ser imediatamente transferido, não correndo assim risco de piora do quadro neste percurso.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo escolheu a Baixada Santista para implantação do projeto piloto por causa da variação do fluxo de atendimento hospitalar, motivado pelo deslocamento de turistas em finais de semana, feriados e temporada. O sistema é centralizado na Capital e poderá ser acessado por qualquer unidade de saúde dos nove municípios da região.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.