Praia Grande planta mais de 11 mil novas árvores na cidade
Por Santa Portal em 15/05/2023 às 06:00
O Município de Praia Grande desenvolve uma série de ações focadas no plantio de diversas espécies de árvores nos bairros, visando ampliar a oferta de espaços para lazer da população, deixar os ambientes mais agradáveis e beneficiar pequenos animais, especialmente aves e insetos polinizadores. Conforme o Plano Municipal de Arborização, entre os anos de 2020 e 2023 foram realizados os plantios de 11.660 exemplares.
Em 2020 foram plantados 2.873 exemplares. Entre eles, Ipê Roxo, Ipê Amarelo e Quaresmeiras. Já em 2021, foram plantadas 5.214 árvores, entre as espécies Guanandi, Quaresmeira, Araçá, Ipê, Carobinha, Goiabeira, Ingá, Algodoeira, Manacá e Resedá.
No ano de 2022, foram plantadas 2.289 árvores entre as espécies Grumixama, Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Guanandi, Quaresmeira, Araçá, Carobinha, Aroeira e Goiabeira. Em 2023, até o mês de abril, foram plantadas 117 árvores, entre elas, Ingás, Ameixa, Acerola, Amora, Ipês Amarelo, Ipê Roxo, Guanandi, Aroeira, Pitangueira e Mangueira.
Além disso, foram realizados os replantios de 937 exemplares no ano de 2022 e 230 até o momento, em 2023, de espécies variadas, como Quaresmeira, Carobinhas, Ipês e Guanandi. Todas utilizadas no plantio e reposição são árvores que estão previstas no Plano de Arborização e pertencem ao bioma municipal e regional, ou seja, existem na natureza da Baixada Santista. São também próprias para utilização em arborizações urbanas, pois têm porte médio e grande, podendo ser utilizadas em praças, canteiros e calçadas. As árvores alcançam altura maior que três metros e têm diâmetro médio do tronco entre 3 e 5 cm.
De acordo com o subsecretário de Áreas Verdes e Resíduos Sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), Marcelus Condé Machado, a conciliação da conservação ambiental com as demandas do desenvolvimento social e econômico da comunidade visam trazer o bem-estar para a população. “Uma árvore plantada no centro urbano pode contribuir para uma boa qualidade de vida dos moradores, com benefícios como a redução da poluição do ar, a interceptação das águas da chuva, estabilização de solo, sombra e ainda privilegia a população de aves e insetos, que buscam flores e frutos”.