PG recolhe 824 toneladas de resíduos durante limpeza após deslizamento de encosta
Por Santa Portal em 10/05/2024 às 16:00
A cada material recolhido durante a limpeza realizada no loteamento Jardim Alice, em Praia Grande, um novo passo era dado em direção à vida como os moradores conheciam antes. O local foi afetado em março pelas fortes chuvas, que resultaram em deslizamento da encosta do morro, felizmente sem vítimas. Foram 824 toneladas de resíduos recolhidos pela Prefeitura durante a limpeza realizada no local entre os dias 6 de março e 22 de abril.
O loteamento faz parte do bairro Cidade da Criança. Para a manutenção do local foi necessário, ao todo, o apoio de 33 maquinários, 43 caminhões e 115 funcionários. Os trabalhos foram executados pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), com apoio dos reeducandos da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado.
As equipes realizaram a recolha de folhagens, lama, madeiras, lixo, resíduos da construção civil, entre outros. A limpeza contou ainda com varrição, raspagem de areia e lavagens de trechos. Os trabalhos foram realizados em etapas, essencialmente em períodos sem chuva para garantir a segurança dos funcionários da limpeza.
Apesar do serviço de zeladoria estar concluído, o loteamento segue interditado, sob monitoramento da Defesa Civil, com apoio dos demais setores da Prefeitura, como as Secretarias de Habitação e Urbanismo, por questões de segurança à integridade física de todos. As famílias antes residentes no local seguem sendo acompanhadas pela Administração Municipal. A Defesa Civil pode ser acionada através do telefone 153.
Sobre a manutenção executada no local, o diretor da Divisão de Limpeza Urbana (Região 3), Marcos Rômulo Silveira Almeida, explicou o quão gratificante é ver a conclusão de um trabalho que envolveu tantas pessoas. “Esse incidente mexeu com todos nós que atuaram no atendimento a essa ocorrência. Nossa dedicação foi máxima para deixar o local limpo. Foram muitos dias de dedicação em prol da população”, explicou.