PG tem quase 2 mil atendimentos em ação especial de Saúde da Mulher

Por Santa Portal em 27/03/2023 às 21:00

Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

O “Dia D da Saúde da Mulher”, organizado no sábado (25) em alusão ao mês da mulher, foi um verdadeiro sucesso em Praia Grande. As 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) funcionaram o dia todo e realizaram 1.975 atendimentos, com destaque para as coletas de preventivo ginecológico (1.249) e rastreamento de mamografia (408), com encaminhamento e agendamento na rede credenciada.

As unidades foram enfeitadas e desenvolveram ações diversas, com foco voltado ao bem-estar físico e mental das mulheres. Algumas Usafas promoveram sessões de atividade física, outras propuseram palestras sobre saúde mental e violência doméstica. Foram realizados ainda 89 testes rápidos de HIV e sífilis, além da inserção de DIU de cobre e de implante contraceptivo subdérmico em algumas unidades.

As Usafas ofereceram ainda atendimentos individuais, trabalhos de grupo de orientação sobre saúde da mulher, planejamento familiar, saúde bucal e um total de 200 atendimentos odontológicos. Algumas unidades propuseram ações de autocuidado, com corte de cabelo, pintura de unhas, maquiagem e até pintura facial e brincadeiras para as crianças. Houve ainda ações referentes ao Bolsa Família (pesagem de beneficiários) e atualização de cadastro dos usuários das unidades de saúde.

A ação continua até o final do mês, com a intensificação de atendimentos ao público feminino, mas também estão disponíveis durante todo o ano. Para realizar o exame preventivo é necessário levar um documento com foto, cartão do posto, além de não estar menstruada, não ter tido relação sexual por dois dias e evitar o uso de cremes e duchas vaginais pelo mesmo período.

Importância da prevenção – O exame preventivo é realizado para a detecção precoce de problemas que podem levar ao câncer de colo de útero. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer uterino é o mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Segundo a enfermeira Camilla Rodrigues Godinho, coordenadora de Saúde da Mulher de Praia Grande, todas as mulheres que têm vida sexual ativa e já fizeram o

exame há mais de um ano podem realizar o preventivo. “Mas é importante salientar que as mulheres com faixa etária entre 25 a 64 anos devem realizar o exame de forma rotineira, pois, é nesse intervalo de idade que os problemas relacionados ao colo do útero podem ocorrer com maior frequência”, ressalta.

Outro exame importante de acompanhamento para as mulheres é a mamografia. Dependendo da avaliação da equipe de saúde da família, poderá ser recomendada a realização de mamografia para as mulheres entre 50 e 69 anos, seguindo os critérios de indicação por faixa etária determinados pelo INCA.

Ceas Mulher – Além dos serviços oferecidos nas Usafas, outro atendimento de excelência ao público feminino na Praia Grande é o Centro de Atenção à Saúde (Ceas) da Mulher. O equipamento faz parte do setor de Especialidades Médicas da Sesap e está localizado na Rua São José, no Bairro Caiçara.

Um dos serviços de referência da unidade são os relacionados à mama e ao colo de útero. As pacientes com preventivo, mamografia ou ultrassom alterados que necessitam de um acompanhamento específico do especialista são encaminhadas pelas Usafas a esse serviço. O Ceas Mulher possui ginecologistas e mastologistas para avaliar os exames, solicitar outros e fazer os encaminhamentos necessários, seja na rede municipal ou no atendimento de maior complexidade junto ao Estado.

A unidade atende ainda gestantes de risco, realiza aconselhamento em atenção ao planejamento familiar, encaminhamento para cirurgia de laqueadura e vasectomia, colocação de DIU, avaliação cirúrgica ginecológica, acompanhamento de exames e alguns tipos de biópsia.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.