Nilza Teixeira é homenageada com cadeira na Academia de Letras e Artes de Praia Grande

Por Santa Portal em 02/03/2024 às 08:00

Bernardo Martino/Santa Cecília TV
Bernardo Martino/Santa Cecília TV

A Academia de Letras e Artes de Praia Grande (Alapg) homenageou a fundadora do Complexo Educacional Santa Cecília, a professora Nilza Maria Pirilo Teixeira (em memória) com a cadeira 27. A educadora é a patrona da acadêmica Eliana Baptista Greco Ilario, que tomou posse na última sexta-feira (1º), na Câmara Municipal de Praia Grande.

Representando a falecida mãe, as irmãs Silvia e Lúcia Teixeira compareceram à cerimônia e falaram sobre a homenagem. 

“Estamos muito honrados de estarmos aqui na Câmara da Praia Grande, principalmente cercados por esses novos acadêmicos. E homenagear no mês da mulher uma figura ímpar, uma educadora. Trazer Nilza para esta homenagem significa trazermos, ao mesmo tempo, homens e mulheres, lutadores, guerreiros, que muito trabalham para a nossa Baixada Santista”, disse Silvia Teixeira.

“É uma homenagem muito bonita, é o poder da educação, daquilo que permanece ao longo do tempo e por muitas gerações, e sendo homenageada agora pela Academia de Letras de Praia Grande, e também por uma ex-aluna, uma jornalista que se formou na Unisanta, que teve a oportunidade de conhecê-la, porque normalmente quando se tem uma patrona ou um patrônomo na Academia, ele é alguém que já morreu, e ela teve essa felicidade de conhecer a professora Nilza Teixeira, que tem toda essa importância na educação, na solidariedade, naquilo que ela deixa para o mundo. Todo esse legado, um lindo legado. Então, tenho certeza que a minha mãe e muitos outros educadores estão felizes no dia de hoje”, concluiu Lúcia Teixeira.

MSComMidia

A professora Nilza Maria Pirilo Teixeira (20/5/1929 – 15/11/2022), em parceria com seu marido, o professor Dr. Milton Teixeira, foi fundamental para o surgimento do Complexo Educacional Santa Cecília. Ao tomar a decisão corajosa de adquirir uma escola com apenas 26 alunos prestes a fechar, Nilza e Milton transformaram esse pequeno número em mais de 20 mil estudantes, expandindo a instituição para o renomado Colégio e Universidade Santa Cecília, reconhecidos nacional e internacionalmente. Nilza, uma educadora elegante e discreta, dedicou-se à formação de gerações, destacando-se por seu compromisso com a inclusão e sua paixão por ensinar e compartilhar conhecimentos.

A trajetória de Nilza Teixeira na educação inclui momentos marcantes, como a venda de sua casa para estabelecer a escola no bairro do Macuco, com o apoio de sua irmã Emília Maria Pirilo. A aquisição do Colégio Monte Serrat também foi significativa, consolidando o compromisso do casal Teixeira com a educação integral, formando não apenas estudantes, mas também atletas e cidadãos exemplares. Nilza, ao lado de seu marido e irmã, foi o alicerce do Santa Cecília, promovendo a excelência e qualidade no ensino e nas atividades do complexo.

Nilza faleceu aos 93 anos, deixando um legado impressionante. Seus filhos, Sílvia, Lúcia, Cecília e Marcelo, seguiram seus passos na trajetória de coragem e competência, consolidando e ampliando as conquistas na Educação, Ciência, Cultura, Esportes e Filantropia. Em dezembro de 2022, ela foi homenageada postumamente em Brasília, DF, recebendo o título de Grã-Cruz, o mais alto dos títulos honoríficos, pela sua excepcional contribuição para o desenvolvimento da educação, por meio da entrega das medalhas da Ordem Nacional do Mérito Educativo.

Eliana Baptista Greco Ilário é contadora de histórias e formada em Jornalismo pela Unisanta. Além disso, ela também passou por formações como Técnico de Enfermagem, Técnicas de Recreação, Leitura, Diversidade e Oratória pelo Sebrae. É membro ativo da Confraria do Conto de Santa Bárbara do Oeste, participando dos encontros anuais de contadores de histórias. Eliana ministra cursos e workshops, abordando o tema “A importância dos objetos nas histórias”, e faz parte do Programa de Incentivo à Leitura (Proler/BS Unisanta), tendo sido premiada com o troféu Proler pelo projeto “Arte em Família”, na Pinacoteca Benedicto Calixto. Ela também teve a oportunidade de ser rondonista no Projeto Rondon em Vargem Alta, Espírito Santo.

Com uma paixão pela fotografia, Eliana buscou aprimoramento em cursos como “O Despertar do Olhar”, “O Retrato” e “Fotografia, História e Leitura da Imagem”. Ao longo de sua jornada, ela construiu amizades que, por meio de convites, lhe permitiram compartilhar sua arte. Em 2018 participou do Projeto Pensando Entre Palavras e Amigos, no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, e como Contadora de História apresentou “Pintando a História de Benedito Calixto, na Casa do Barão, a convite de Augusto César Estevam da Silva, atual presidente eleito e seu padrinho em sua posse acadêmica na Academia de Letras e Artes de Praia Grande.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.