Moradores relatam 'estrondo' em prédio evacuado em PG: "Foi como se o chão sumisse"
Por Santa Portal e Folha Press em 14/02/2024 às 16:00
Moradores do prédio de 23 andares que foi evacuado e interditado na tarde de terça-feira (13), em Praia Grande, relataram que sentiram tremores e ouviram barulhos por causa do abalo nas pilastras do edifício.
“Colocamos a comida na mesa, sentamos e quando sentamos na cadeira sentimos um estrondo. Quando você cai, um estrondo. Ali já deu para perceber que tinha acontecido alguma coisa”, disse Luiz Inácio Cavante, morador do 18º andar do prédio localizado na Avenida Jorge Hagge, nº 80, no bairro Aviação.
O morador Ricardo Aparecido, que reside também no penúltimo andar do condomínio, contou que também ouviu um barulho. Ele revelou também que uma pilastra do prédio já havia apresentado problemas e passado por reparos anteriormente.
“Meus filhos estavam na piscina, a minha esposa estava fazendo o almoço, e aí teve um barulho, um estrondo. Barulho de uma pilastra, que já tinha sido trincada, estourada e havia sido consertada. Por ser no subsolo o eco sobe, invade as escadarias, o elevador e pudemos ouvir nos apartamentos”, comentou Ricardo.
“Foi como se o chão desaparecesse por um momento”, afirmou o jornalista Pedro Henrique Oliveira, que estava em seu apartamento nesta terça quando escutou um barulho.
Pedro mora com a mulher, uma filha de cinco anos, um filho de 11 e o sogro no edifício Giovannina Sarane Galavotti, em Praia Grande.
“Escutamos um barulho, um estouro, como se o prédio tivesse dado um soco para baixo. Não sabia o que estava acontecendo. Abri a porta e vi os vizinhos também sem entender o que se passava”, contou Pedro Henrique.
Pilastras danificadas em prédio evacuado de Praia Grande
— #Santaportal (@Santaportal1) February 14, 2024
Crédito: Reprodução/PG Mil Grau pic.twitter.com/bgybHItTyH
Interdição total
Segundo informações da Prefeitura de Praia Grande, o edifício ficará interditado totalmente até que o condomínio apresente uma série de documentações técnicas. O condomínio já foi notificado pela Prefeitura para apresentar a documentação e, a partir desta etapa, o material será analisado pela Secretaria de Urbanismo e Defesa Civil da Cidade.
De acordo com a Administração Municipal, a medida é necessária por conta de danos estruturais em três pilastras do edifício que ocorreram nesta terça-feira (13). Como primeiras medidas adotadas, ocorreu o escoramento dos pavimentos onde houve o sinistro das pilastras no subsolo, térreo, G1 e G2. Outra ação realizada foi o esvaziamento da caixa de água da edificação para reduzir o peso total prédio nas pilastras.
Por meio de nota, a Construtora e Incorporadora de Imóveis JR Ltda. diz, por meio de seus representantes, que está ciente da ocorrência com o Residencial Giovannina Sarane Galavotti e prontamente deslocou engenheiros e técnicos para identificar suas causas.
“Tão logo os laudos sejam emitidos, a construtora não se eximirá de prestar assessoria aos condôminos”, finaliza a nota da construtora.
Entenda o caso
Um prédio localizado no bairro Aviação, em Praia Grande, foi evacuado na tarde desta terça por ameaça de desabamento. Apesar da emergência, o incidente não deixou vítimas.
O Corpo de Bombeiros confirmou que foi acionado para atender a ocorrência. A corporação confirmou, após vistoria prévia no local, que foram detectados danos em colunas no subsolo do edifício.
Por causa disso, a Defesa Civil foi acionada e o prédio, de 23 andares, precisou ser totalmente evacuado.
Os bombeiros informam ainda que houve um cisalhamento (ruptura por esforços) de três pilares, sem saber precisar o motivo, o qual será avaliado através de laudo estrutural de emergência.
O prédio foi evacuado e foi esvaziada a caixa d’água para alívio de esforço.
Prédio é totalmente evacuado após tremores em Praia Grande pic.twitter.com/8BiCCqAKOz
— #Santaportal (@Santaportal1) February 13, 2024