Mais sete famílias de Praia Grande ganham a sua casa própria
Por Santa Portal em 15/10/2023 às 19:00
Aos 42 anos, o morador de Praia Grande, Celso Rodrigues Mesquita, exibia as chaves de sua primeira casa própria como um troféu. Os olhos marejados do autônomo não desgrudavam um segundo sequer do objetivo metálico de poucos centímetros, pequeno no tamanho, mas com um poder gigante de transformar em realidade o sonho de uma vida.
Celso foi um dos sete praia-grandenses que receberam as chaves de suas unidades habitacionais de interesse social das mãos da prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, na segunda-feira (9), em encontro realizado no Paço Municipal, no Bairro Mirim. Sorrisos, lágrimas de alegria, beijos e muitos abraços marcaram o momento especial.
“Esse é o sonho de uma vida. Estou muito feliz e emocionado. Agora, é vida nova. É trabalhar para pagar minha casa e correr atrás dos meus outros objetivos. Foi um momento muito especial receber a chave das mãos da prefeita estando acompanhado da minha família”, disse Celso, abraçado a mãe.
O autônomo vai morar em uma unidade habitacional do conjunto Praia de Caieiras, localizado no Bairro Tupiry e que foi entregue recentemente pela Prefeitura de Praia Grande. “Eu estava inscrito no cadastro habitacional municipal. Quando recebi a ligação da equipe da Secretaria de Habitação, quase não acreditei. Eram sorrisos e lágrimas ao mesmo tempo”, contou.
A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, ficou emocionada ao entregar as chaves das unidades habitacionais para as sete famílias. “A casa da gente é um local onde nos sentimos seguros, onde sonhamos com dias melhoras. Estou muito feliz que essas famílias tenham concretizado esse sonho. Nós da Administração Municipal trabalhamos para tornar real momentos como este”, destacou a chefe do Executivo da Cidade.
A sete casas entregues foram recuperadas pelo Município após a realização de fiscalizações em parceria entre a Secretaria de Habitação (Sehab) local e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). A meta dessas ações é coibir a utilização ilegal de unidades habitacionais de interesse social.
“Praia Grande trabalha para cumprir a chamada justiça habitacional, ou seja, oferecer moradia digna para famílias que realmente precisam. Em muitos casos, são constatadas irregularidades no uso das unidades habitacionais de interesse social, como venda, aluguel e até abandono. Se for comprovado o descumprimento do contrato, a unidade retorna para o Município, que beneficiará uma nova família do cadastro habitacional”, explicou o secretário de Habitação do Município, Anderson Mendes.