Líder de facção criminosa que comandava tráfico na Cracolândia é preso em PG
Por Santa Portal em 06/08/2024 às 21:00
Um homem, de 46 anos, apontado como uma das lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC) foi preso na manhã desta terça-feira (6) na Rua Deputado Laércio Côrte, na Vila Caiçara, em Praia Grande. A prisão foi resultado de uma operação conjunta entre a Polícia Militar e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo.
A ação ocorreu após a emissão de um mandado de prisão preventiva contra o indivíduo. Os policiais militares, em colaboração com agentes do Gaeco, localizaram e detiveram o homem, cumprindo a ordem judicial. A operação foi planejada e executada com o objetivo de capturar o procurado, cuja identidade não foi revelada.
Após a prisão, o caso foi registrado como captura de procurado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Praia Grande. As autoridades continuam investigando para fornecer mais detalhes sobre os motivos que levaram à emissão do mandado de prisão. Toda a ação faz parte da Operação Salus et Dignitas.
Operação Salus et Dignitas
A operação contou com mais de 1,3 mil agentes públicos, 30 cães do Canil da Polícia Militar e duas aeronaves, com foco na desarticulação da logística do crime organizado em diferentes pontos da região central da capital paulista. Houve a participação da Polícia Federal, da Rodoviária Federal e Receita Federal.
Uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de saúde e da assistência social, foi responsável pelo atendimento às famílias que estão alocadas nos imóveis alvos da operação. Após o acolhimento inicial e a triagem, as pessoas foram encaminhadas aos equipamentos do estado e do município, como a Central Integrada de Atenção e Acolhimento, o Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas, unidades de saúde e abrigos de passagem, de acordo com a necessidade de cada um.
A operação contou também com ações integradas de outras pastas do governo e da Prefeitura de São Paulo para a emissão de documentos, alimentação, distribuição de kits com roupas e produtos de higiene pessoal. Entre esses órgãos estão as secretarias de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Fazenda e Planejamento, Saúde, Gestão e Governo Digital, da Defesa Civil do Estado e do Fundo Social de São Paulo.