Inmet alerta para possibilidade de chuvas intensas entre sexta e sábado
Por Santa Portal em 21/02/2025 às 16:00

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas na região da Baixada Santista entre esta sexta-feira (21) e sábado (22). O comunicado do Inmet prevê a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).
Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Inmet orienta a população a evitar se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante o período de chuvas intensas.
A Defesa Civil do Estado também publicou um Boletim Especial Meteorológico alertando para a continuidade das chuvas intensas entre sexta-feira (21) e domingo (23). De acordo com o órgão, o tempo instável ocorre devido a um sistema meteorológico estacionado próximo à costa do Sudeste, que mantém condições para chuvas volumosas, temporais, raios e rajadas de vento.
Diante desse cenário, a Defesa Civil do Estado reforça a importância de redobrar os cuidados, especialmente em áreas vulneráveis a alagamentos e deslizamentos de terra.
É fundamental evitar áreas alagadas, pois a força da água pode arrastar pessoas e veículos, além de esconder buracos e objetos perigosos. Caso ocorra um alagamento repentino, a recomendação é buscar um local seguro e não tentar atravessar ruas inundadas.
Moradores em áreas de risco devem ficar atentos a sinais de deslizamentos, como rachaduras em paredes, inclinação de árvores e postes, além de estalos no solo. Esses sinais indicam a possibilidade de movimentação de terra, exigindo evacuação imediata do local e contato com a Defesa Civil.
Devido às rajadas de vento previstas, recomenda-se atenção especial para objetos soltos em áreas externas, como telhas, antenas e móveis de varandas, evitando riscos de acidentes. Nunca se abrigue embaixo de árvores ou estruturas metálicas.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo orienta a população a acompanhar as atualizações nas redes oficiais e seguir todas as recomendações de segurança.