Hospital Irmã Dulce ganha nova área de Clínica Médica com 44 leitos

Por Santa Portal em 28/07/2023 às 16:48

Fred Casagrande/Divulgação Prefeitura de Praia Grande
Fred Casagrande/Divulgação Prefeitura de Praia Grande

As obras da reforma do primeiro andar do Hospital Municipal Irmã Dulce, em Praia Grande, foram entregues oficialmente nesta quinta-feira (27). A Prefeitura realizou uma ampla reformulação na estrutura do setor, com a colocação de materiais mais modernos, proporcionando maior conforto aos pacientes internados na unidade.

São 44 leitos de enfermaria de clínica médica remodelados em todas as suas dependências, além do posto de enfermagem e dos corredores. Em todo o pavimento ocorreram novas instalações elétricas e hidráulicas, com a colocação de iluminação com painéis de led. Os ambientes também foram totalmente climatizados.

Os quartos passaram por reforma e pintura, e todo o mobiliário foi trocado. Além disso, os pisos dos quartos foram substituídos por piso vinílico, o mais indicado por profissionais para o ambiente hospitalar, já que reduz a proliferação de bactérias e facilita a limpeza. As portas e batentes foram substituídos por novos.

Os banheiros também passaram por reforma completa. Foram substituídos os pisos, os revestimentos e as louças, como vaso sanitário e pia, além dos metais, com torneiras mais econômicas.

“Estamos promovendo melhorias na estrutura do Hospital Irmã Dulce que vão proporcionar uma maior qualidade no atendimento à população. Importante lembrar que o Hospital é 100% SUS e acolhe pacientes não só de Praia Grande como também de toda a Baixada Santista e até de São Paulo”, declarou a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini.

Novas obras

Estão programadas ainda no Hospital Municipal Irmã Dulce as reformas do segundo andar e a construção de uma nova Maternidade, que já está em andamento. Atualmente, também ocorre a reforma do telhado da recepção da unidade.

Contrapartida

A prefeita Raquel Chini fez uma visita técnica às novas dependências do Hospital e reforçou a necessidade do Estado e da União aportarem mais recursos para a unidade. Isso porque, o Hospital é um dos principais equipamentos de saúde da Região e atende pacientes de cidades vizinhas.

“Nós temos um atendimento muito grande de pessoas não só da Baixada, mas até de São Paulo. Ouvi pacientes que estavam de passagem e buscaram atendimento aqui. Nós gastamos mais de 29% do nosso Orçamento em Saúde, mas precisamos de mais recursos do Estado e da União, pois quem arca com a maior fatia do bolo nessa relação tripartite é o nosso Município”, afirma a chefe do Executivo praia-grandense.

Raquel Chini ressaltou ainda que aguarda que as solicitações efetuadas junto aos governos federal e estadual sejam atendidas. “Desta forma, teremos condições de dar assistência a todos, sem discriminar ninguém, como acontece em alguns lugares. O tratamento tem de ser igual com os governos para os municípios da Região e também dos municípios entre si”, complementa.

Humanização

A reforma do Hospital Irmã Dulce é parte das ações que estão sendo desenvolvidas para tornar o local mais humanizado para os pacientes e funcionários. “Investir na criação de um ambiente acolhedor e agradável é parte integrante da excelência no cuidado de saúde. E a ambiência é um dos pilares da Política Nacional de Humanização do SUS, desempenhando um papel significativo no bem-estar dos pacientes, visitantes e profissionais de saúde, influenciando a experiência geral e o resultado dos cuidados de saúde”, explica o diretor técnico do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, Amer Khatib.

A prefeita Raquel Chini ficou motivada com os relatos dos usuários do serviço, que são de diversas cidades. Além de munícipes de Praia Grande, a chefe do Executivo conversou com pacientes de Peruíbe, Itanhaém e até da capital. “Fiquei feliz com o depoimento deles elogiando o tratamento que estão recebendo, se sentindo abraçados pelos profissionais de saúde. E isso acontece graças a um grande esforço que a instituição está fazendo para acolher melhor a população”, destaca.

Pacientes

A moradora de Peruíbe, Dagmar Rota de Almeida, 74 anos, era só elogios à equipe. Internada por um problema vascular, ela aguarda uma vaga do Estado para fazer um exame específico no Hospital Estivadores, em Santos. “Estou adorando o tratamento recebido, até fizemos círculo de amizade, tanto com paciente quanto com funcionários. É bom demais, me sinto em um hospital particular”, diz Dagmar, acompanhada da filha Kelly Cristina de Almeida, 54 anos, que também demonstrou satisfação com o acolhimento recebido. “Desde a faxineira, as enfermeiras, o atendimento é bem humanizado, estão todos de parabéns”, afirma.

O Hospital Municipal Irmã Dulce tem investido fortemente em capacitação para oferecer um atendimento cada vez mais humanizado à população e tornar a gestão dos recursos mais eficiente. Ano passado, a unidade participou do projeto “Lean nas Emergências”, desenvolvido em parceria com a Beneficência Portuguesa de São Paulo e sob coordenação do Ministério da Saúde, para combater a superlotação hospitalar e melhorar a qualidade da assistência à população.

Referência

O Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) é um dos principais equipamentos de saúde da Baixada Santista. Com mais de 250 leitos, o equipamento público atende pacientes de toda a Região e conta com aparelhos modernos, de última geração, além de corpo clínico altamente capacitado. Nos primeiros cinco meses de 2023, a unidade fez mais de 2.300 cirurgias entre emergenciais e eletivas (previamente agendadas, que não são urgentes).

O HMID é unidade-referência do Estado na Baixada Santista nas especialidades traumatologia e neurocirurgia. No entanto, realiza cirurgias em diversas outras áreas, em especial cirurgia vascular, atendendo inclusive, casos complexos.

No Centro Cirúrgico do Irmã Dulce trabalham 15 equipes de diferentes especialidades: anestesiologia, traumatologia, vascular, cabeça e pescoço, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia, otorrinolaringologia, neurologia, proctologia, urologia, pediatria, cirurgia torácica, bucomaxilo e cirurgia plástica. O local também recebe equipes vindas de hospitais de referência para captação de órgãos de doadores falecidos.

Maternidade

Outra área de destaque do Hospital é a Maternidade, a mais completa da Região, com equipe de neonatologistas, UTI neonatal totalmente equipada, estrutura que poucos hospitais de Região possuem. Isso, aliado a um acompanhamento de saúde completo durante o pré-natal na rede de Atenção Primária faz com que o Município tenha atualmente o menor índice de mortalidade infantil de sua história, com apenas 8,3 mortes para cada mil crianças nascidas vivas, conforme dados do primeiro semestre de 2023.

A Maternidade recebeu apoio na equipe e conta com 26 leitos, além de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal para casos mais complexos e que, por isso, recebem pacientes de municípios próximos. Além disso, recentemente, a Prefeitura implantou um sistema de monitoramento neurológico 24 horas por dia de bebês prematuros, promovendo um melhor atendimento dos recém-nascidos e evitando lesões cerebrais e sequelas posteriores.

PS Central

O HMID também ganhou um reforço no atendimento com a inauguração em janeiro do Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina. O local atende urgências e emergências todos os dias da semana, 24 horas. Nos seis primeiros meses de funcionamento, o equipamento realizou mais de 100 mil atendimentos.

A nova unidade substitui o antigo PS que ficava localizado em área anexa ao Hospital. O local conta com sete médicos que fazem o atendimento clínico geral, além de pediatra, ortopedista, além de consultório odontológico com cirurgião-dentista para casos urgentes. No equipamento é possível fazer exames de tomografia, raios-x e laboratoriais, proporcionando mais informações para aprimorar a avaliação dos profissionais de saúde. Outro diferencial são as duas salas de cirurgia para procedimentos ambulatoriais.

Desta forma, o novo PS amplia o atendimento oferecido pela rede de Urgência e Emergência, enquanto o Hospital poderá expandir os atendimentos de maior complexidade. Já existe uma proposta para ampliação em mais 50 leitos clínicos, cirúrgicos e de UTI.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.