Homem sobe em coqueiro da orla e faz bombardeio de cocos contra GCMs
Por Santa Portal em 20/11/2023 às 08:00
Um homem foi detido por guardas civis municipais de Praia Grande por causa de uma situação, no mínimo, inusitada. Advertido de que não poderia subir nos coqueiros da orla para retirar os frutos, do alto de uma das árvores, T.S., de 41 anos, arremessou cocos na direção dos agentes. O episódio ocorreu no bairro Ocian, perto da estátua de Netuno.
De acordo com os guardas, eles só não foram atingidos porque conseguiram se esquivar do bombardeio de cocos. Antes dessa atitude, o acusado havia descido de um coqueiro, após os agentes o “orientarem”, segundo alegaram, de que a coleta de cocos é proibida pela legislação do município.
Contudo, quando já estava em solo, T.S. teria xingado os guardas de “filhos * ***”, inclusive, ameaçando um deles de morte, conforme a versão dos agentes. Devido a tal reação, os GCMs solicitaram apoio a colegas, motivando o acusado a avançar na direção daquele que havia ameaçado.
Para repelir essa investida, o guarda que estava na iminência de ser atacado utilizou gás de pimenta. Atingido no rosto com esse produto químico, T.S. trepou novamente em um coqueiro, dessa vez para jogar os cocos nos agentes. Com o fim da “munição” e a evolução de um diálogo entre as partes, o acusado desceu pela segunda vez da árvore.
Sem portar nada de irregular e apresentar lesões, T.S. foi conduzido à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Praia Grande, sendo liberado após a elaboração de termo circunstanciado (TC) de “desobediência”. O delito é infração de menor potencial ofensivo e será apreciado diretamente pelo Juizado Especial Criminal (Jecrim). (EF)