Guardiã Maria da Penha realiza primeira prisão após denúncia em PG
Por Santa Portal em 02/01/2024 às 11:00
O Projeto Guardiã Maria da Penha, realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, começa a surtir os primeiros resultados. Na última quinta-feira (28), um homem foi preso por uma das equipes do projeto após descumprir a medida protetiva determinada pelo Ministério Público.
De acordo com a comandante da Guarda, Rosana Costa, na tarde de quarta-feira (27), houve uma denúncia para o número 153, informando que um homem estaria ameaçando a ex-mulher. A ligação teria sido feita por uma das filhas da mulher. “Imediatamente, nossas equipes se dirigiram ao local, sendo uma delas a equipe Guardiã Maria da Penha, que conta com capacitação específica para atuar nesses casos”.
A comandante conta que o homem já não estava mais no local, porém o veículo da mulher estava destruído e ela estava bastante assustada. “A equipe Guardiã Maria da Penha conversou com a vítima e apurou que já havia uma medida protetiva contra o homem para que mantivesse distância de 500 metros, o que foi claramente descumprido. A própria vítima solicitou que nossa equipe fizesse rondas próximo a sua casa”. Além disso, os guardas coletaram informações sobre o homem, como características pessoais, nome completo, entre outras informações importantes.
E foi com base nestas informações que na manhã seguinte, ao realizar a ronda de acompanhamento pelo bairro onde ocorreu a situação, a equipe identificou o suspeito e conseguiu detê-lo. A ocorrência foi encaminhada ao 1º DP da Cidade para providências judiciais. “Estamos fazendo nossa parte para que esse tipo de situação não ocorra mais e acreditamos que o projeto será fundamental para ajudar a salvar muitas mulheres”, enfatizou a comandante.
O Projeto Guardiã Maria da Penha é realizado em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo e tem como objetivo garantir o cumprimento de medidas protetivas concedidas às mulheres vítimas de violência doméstica. Para isso, houve a capacitação de 31 guardas civis municipais que foram selecionados para participar do projeto. As equipes realizarão visitas domiciliares periódicas e acompanhamento do cumprimento das medidas protetivas aplicadas pelo Poder Judiciário, entre outras ações como o encaminhamento à Delegacia de Polícia ou serviços sociais, quando necessário.
Duas viaturas estão sendo utilizadas exclusivamente para o projeto e foram entregues no início de dezembro. Os veículos contam com design específico, nas cores azul, característica da Guarda Civil Municipal, e pink para simbolizar as mulheres. Panfletos sobre o programa estão sendo distribuídos pelos principais pontos da Cidade para que as mulheres se informem sobre a iniciativa.