Funcionários de empresa terceirizada são suspeitos em operação contra furtos de cabos
Por Santa Portal em 14/11/2024 às 05:00
Dois funcionários de uma empresa terceirizada que presta serviços para a Vivo são suspeitos de envolvimento em furtos recorrentes na região. A “Operação Viva”, foi deflagrada pela Polícia Civil de Praia Grande nesta terça-feira (12), em uma operação de combate aos furtos de cabos.
A ação visou as residências de dois funcionários de uma empresa terceirizada da Vivo, a TEL Telecom. Os investigados, de 28 e 32 anos, são apontados como os autores de diversos furtos de cabos de fibra ótica, comprometendo os serviços de telefonia na área.
A investigação, que durou meses, coletou imagens e evidências circunstanciais que relacionaram os suspeitos a furtos de cabos, incluindo um caso em maio deste ano, no bairro Solemar. Na ocasião, após reclamações de interrupções no serviço, a Vivo descobriu o furto de 62 metros de cabos. Imagens mostraram uma equipe da TEL Telecom cortando e retirando cabos, ação que vai contra suas funções contratadas.
Com mandados em mãos, a polícia revistou duas residências, uma no bairro Vila Margarida e outra na Nossa Senhora de Fátima, em São Vicente. Foram apreendidos cabos de fibra ótica, cabos de aço, ferramentas e o celular de um dos suspeitos. Os funcionários admitiram estar nas imagens, mas negaram o furto, afirmando que entregaram o material na empresa, algo que ainda não foi comprovado.
Os dois suspeitos serão indiciados por furto, conforme o Art. 155 do Código Penal, e o celular apreendido será periciado, com o objetivo de identificar potenciais receptores e outras conexões com o esquema criminoso. Segundo a Vivo, cerca de 3.000 kg de cobre são furtados mensalmente na região, causando graves prejuízos e impactando o serviço de milhares de clientes.