Fortes chuvas atingem a Baixada Santista na primeira noite do ano; VÍDEO
Por Santa Portal em 02/01/2026 às 10:00
A Baixada Santista foi atingida por uma tempestade, com fortes chuvas e raios, na noite desta quinta-feira (1º). Em Santos, São Vicente e Guarujá foram registrados pontos de alagamento em decorrência do temporal. Veja no vídeo abaixo.
Procurada pelo Santa Portal, a Prefeitura de Santos informa que, até o início da madrugada desta sexta-feira (2), houve três ocorrências de queda de árvores atendidas pela Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa), Bombeiros e Defesa Civil, com o apoio da CET-Santos e da CPFL.
As ocorrências foram nos seguintes endereços:
- Rua Frei Francisco Sampaio – ingazeiro de grande porte caiu sobre a rede secundária de energia e as equipes já liberaram a via. Os resíduos serão recolhidos até o final da tarde desta sexta.
- Avenida Washinton Luiz esquina com a Alexandre Herculano – um galho de grande porte se desprendeu. A CET isolou o local e a via está liberada.
- Rua Luiz Gama na confluência com a Rua 28 de Setembro – via está interditada e irá receber os serviços da Copaisa a partir das 10 horas. A CET desviará o trânsito no local para a realização dos trabalhos.
Chuva
A Defesa Civil de Santos informa que a velocidade máxima das rajadas de vento foi de 82,2km/h às 20h30 de quinta. Na estação de medição no Morro do Saboó, o índice pluviométrico (volume de chuva) das últimas 24 horas foi de 5,6 mm.
De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), na região da orla de Santos o índice de chuva, nas últimas 24h, foi de até 40 mm (medidor na Ponta da Praia).
Primeiro dia do ano é marcado por raios e forte chuvas nas cidades da Baixada Santista. (Reprodução) pic.twitter.com/ywMZ7OX7qe
— #Santaportal (@Santaportal1) January 2, 2026
Confira a situação em outros municípios da região:
São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Defesa Civil, informa que o índice pluviométrico registrado nas últimas 72h foi de aproximadamente 30 mm. Até o momento, nenhum órgão municipal foi acionado para ocorrências relacionadas às chuvas ou ventanias. O nível vigente é de Observação.
Há pontos de alagamento transitáveis nos seguintes locais:
- Av. Augusto Severo, próximo às ruas Machado de Assis e Indaiatuba (Jóquei);
- Rua Frei Gaspar próximo à Av. Manoel de Abreu (Cidade Náutica);
- Av. Mal Deodoro próximo à Rua José Gonçalves da Mota Júnior (Vila Vascatinha);
- Viaduto Mario Covas (Vila Margarida);
- Rua Frei Gaspar próximo à Av. Capitão-Mor Aguiar (Centro).
Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande informa que, até o momento, não houve registros de ocorrências graves por causa da chuva.
Bertioga
A Defesa Civil de Bertioga informa que não houve nenhuma ocorrência registrada.
Mongaguá
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Mongaguá não registrou nenhuma ocorrência.
Peruíbe
Peruíbe não teve nenhuma ocorrência por causa das chuvas, que caíram com pouca intensidade na cidade
* Cubatão, Guarujá e Itanhaém não responderam até a publicação desta reportagem. Assim que as Prefeituras se manifestarem, a matéria será atualizada.