Dois turistas morrem por afogamento na divisa entre Mongaguá e Praia Grande
Por Rodrigo Cirilo em 26/12/2024 às 10:00
Dois turistas, Willian Guedes da Silva Santos, de 37 anos, e João Biratan Henrique Pereira Alves, de 18, morreram por afogamento nesta quarta-feira (25), feriado de Natal, na mesma região da praia de Mongaguá, próxima ao Edifício Milenium Park, na divisa com Praia Grande. Ambos os casos foram atendidos pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), mas, apesar dos esforços das equipes de resgate, as vítimas não resistiram.
O primeiro incidente ocorreu por volta de 11h, quando os salva-vidas atenderam a um afogamento de grau 6 (parada cardiorrespiratória). Willian, morador de Assis, no interior de São Paulo, foi encontrado desacordado na areia. Equipes do GBMar realizaram reanimação cardiopulmonar (RCP) por cerca de dez minutos, com o apoio de uma unidade de saúde avançada (USA). Ele foi levado ao Pronto-Socorro Central de Mongaguá, onde teve o óbito confirmado.
Já às 15h50, outro afogamento foi registrado no mesmo trecho. Quatro jovens entraram no mar em uma área sem sinalização e sem supervisão de salva-vidas. Três deles conseguiram sair sem ferimentos graves, mas João Biratan Henrique, natural de Guarulhos, submergiu e não foi localizado de imediato.
Após cerca de 20 minutos de buscas, João foi resgatado e recebeu 15 minutos de reanimação. Em seguida, foi levado ao Pronto-Socorro de Mongaguá, mas não resistiu. Entre os três jovens que escaparam, um tem 16 anos e é de Guarulhos; os outros dois, de 20 anos, são moradores de São Paulo.