Cachorro agredido com pedaço de pau será encaminhado para adoção em Praia Grande
Por Santa Portal em 24/10/2023 às 21:00
O cachorro de rua que foi agredido com um pedaço de pau por um homem após ter mordido a filha dele, em Praia Grande, será encaminhado para um novo tutor. Por enquanto, o cão, de nome Chico, está sendo abrigado pelo protetor de animais, o vereador Cadu Barbosa (PTB), até ser encaminhado para o seu novo lar.
“Ele está comigo ainda. Estou dando um lar temporário para ele até conseguirmos um adotante. Até o momento não temos muitos interessados. Todo mundo fica com muita dó, mas as vezes não tem lugar ou não tem espaço, é algo que acontece. Mas esperamos conseguir um novo lar para ele em breve”, disse Cadu, em entrevista ao Santa Portal.
Segundo o protetor de animais, o cachorro não apresenta hematomas e nem sofreu grandes ferimentos, apesar de ter sido agredido. O vídeo mostra o homem quebrando diversas mesas de uma merceria localizada no bairro Canto do Forte, em Praia Grande. O caso aconteceu na última sexta-feira (20).
“Ele não ficou muito ferido, não. Levamos na veterinária, ela disse que o Chico está bem”, contou o vereador.
Entenda o caso
Um homem agrediu um cachorro de rua e quebrou as mesas de uma mercearia após o animal avançar em sua filha pequena. A ação foi gravada pela câmera de monitoramento do comércio.
Nas imagens, é possível ver o homem, não identificado, chegando ao comércio com um pedaço de madeira e chutando uma mesa. Logo em seguida, ele bate no cachorro com o objeto e atira as cadeiras e mesas – inclusive uma que estava sendo utilizada por clientes.
Ao Santa Portal, a proprietária da mercearia contou que o cachorro vítima das agressões é de rua e foi abandonado, e que costumava ficar próximo ao estabelecimento. No dia do ocorrido, o animal avançou na canela da menina, o que causou pânico na criança.
“A menininha passou correndo, aí o cachorro avançou na canelinha dela, não sangrou nada. Ele [o cachorro] tem mania de fazer isso com algumas pessoas que passam, mas ele não é um cachorro bravo”, disse.
A comerciante conta que atendeu a menina e passou água e álcool no machucado para acalmá-la. Em seguida, pediu para uma cliente que estava na mercearia levá-la até a casa da criança, próxima ao local.
“Quando a mulher levou chegou lá, a menina começou a chorar falando que o cachorro tinha mordido ela. O pai pegou um pedaço de pau e correu pra cá porque é tudo aqui perto. Ele já chegou com o cachorro dele correndo atrás do cachorro de rua e começou a quebrar as minhas coisas e bater no cachorro”, relembrou.
Segundo a proprietária, ela teve de arcar com um prejuízo no comércio, pois a ação violenta do homem assustou seus clientes que acabaram quase sendo agredidos também. “Todo mundo ficou muito assustado. Numa mesa que estava sentado um casal, a mulher não podia nem correr porque ela tem problema nas pernas quase pegou nela e no marido dela”.
A comerciante disse que tentou contato com várias ONGs para que o cachorro fosse recolhido, mas que não obteve êxito.
Porém, em uma ação conjunta entre o vereador Cadu Barbosa (PTB) e o Delegado Bruno Lima (PP-SP), o animal, agora apelidado de Chico, foi resgatado do local e está sob cuidados do vereador, à espera de um lar.
O caso foi registrado na Delegacia Eletrônica. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), disse que a dona do estabelecimento foi orientada quanto ao prazo decadencial de seis para representar criminalmente contra o suspeito.