Bombeiros marítimos salvam idosa após mal súbito e parada cardiorrespiratória na praia da Aviação
Por Santa Portal em 23/11/2025 às 07:00
Uma idosa, de 60 anos, foi socorrida e teve os sinais vitais restabelecidos após sofrer um mal súbito e entrar em parada cardiorrespiratória (PCR) na manhã deste sábado (22) na faixa de areia da praia do bairro Aviação, em Praia Grande, no litoral de São Paulo.
O incidente ocorreu por volta das 9h, quando três testemunhas acionaram os bombeiros ao perceber que a mulher havia desmaiado na areia. Um guarda-vidas que realizava monitoramento preventivo nas proximidades chegou ao local e iniciou os primeiros atendimentos.
De acordo com os bombeiros, a avaliação inicial apontou para um quadro de mal súbito, possivelmente relacionado a um afogamento secundário, que evoluiu para PCR. O guarda-vidas imediatamente iniciou as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) e solicitou apoio especializado.
Outra equipe do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), que estava em patrulhamento, também se deslocou para reforçar o atendimento. O Centro de Operações acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Unidade de Resgate e Salvamento Aquático (Ursa), que deram continuidade ao atendimento avançado.
A mulher teve seus sinais vitais restabelecidos antes mesmo da chegada do médico do Samu, que assumiu o transporte até o Pronto-Socorro Central de Praia Grande. Lá, a paciente foi recebida pela equipe de plantão e permaneceu estabilizada.