Baixada Santista registra os maiores acumulados de chuva de SP nas últimas 24 horas
Por Santa Portal em 20/01/2026 às 10:00
A Baixada Santista concentrou os maiores acumulados de chuva do estado de São Paulo nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados pela Defesa Civil estadual com base em medições do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em alguns municípios da região, os volumes ultrapassaram 170 milímetros até as 7h desta sexta-feira.
Itanhaém aparece no topo do levantamento, com 176 mm registrados no bairro Nossa Senhora de Sion e 144 mm no Balneário Gaivota. Peruíbe teve 171 mm no Centro e Praia Grande registrou acumulados de chuva de 136 mm no bairro Jardim Alice. São Vicente também figura entre os maiores índices, com 125 mm no Jardim Rio Branco e 97 mm na Aldeia Paranapuã.
Outras cidades da Baixada Santista também registraram volumes elevados. Em Bertioga, os acumulados de chuva chegaram a 123 mm na Praia de Guaratuba, 112 mm no Jardim Lido e 105 mm na região central. Mongaguá teve 101 mm no Centro, Santos registrou 100 mm no bairro Nova Cintra e Guarujá acumulou 90 mm no Jardim Albamar.
De acordo com a Defesa Civil, as chuvas intensas provocaram alagamentos em vias públicas em Cubatão, Santos, São Vicente, Peruíbe, Guarujá e Itanhaém. Também foram registradas quedas de árvores em São Vicente, Peruíbe, Guarujá e Itanhaém, além de solapamento de via pública em São Vicente.
Em Itanhaém, além de alagamentos em ruas e residências, cinco pessoas ficaram desalojadas. Em Mongaguá, 22 duas pessoas, sendo 11 adultos e 11 crianças, ficaram desalojadas. Elas estão sendo acolhidas no Ginásio de Esportes Arturzão, juntamente com seus animais de estimação.