Ave do Ártico que inspirou filme da Pixar é resgatada em Praia Grande
Por Santa Portal em 06/05/2024 às 11:00
Conhecida por ter inspirado o filme Piper: Descobrindo o Mundo, da Pixar, um maçarico-branco (Calidris alba) foi resgatado por equipes do Instituto Biopesca, em Praia Grande, no último dia 26. A espécie é nativa do Ártico e migra para outras regiões no início do outono.
De acordo com o Instituto, na ocasião do resgate, a ave não conseguia levantar voo. O animal pesa 60 gramas e está em tratamento, que inclui a administração de soro e vitaminas, além de estar recebendo uma alimentação adequada à espécie. A ave deve ser encaminhada à reabilitação em breve.
Segundo o Instituto, a espécie migra do Ártico para outras partes do mundo quando começa o outono pois, na estação, os dias no Hemisfério Norte vão ficando mais longos e quentes. Por isso, algumas espécies como o maçarico-branco vêm “invernar” no Hemisfério Sul, onde os dias ficam menos longos e mais frios.
“É impressionante a resiliência dessas aves que, embora pequenas, viajam milhares de quilômetros, enfrentando todo tipo de desafio, como chuva, ventos fortes, mar agitado”, diz o Instituto.