Obras no Complexo Empresarial de Andaraguá, em Praia Grande, serão retomadas

Por Santa Portal em 28/10/2021 às 17:16

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, anunciou, nesta quinta-feira (28), que as obras no Complexo Empresarial de Andaraguá serão retomadas. A publicação foi feita no perfil do Instagram.

O Complexo Empresarial Andaraguá será um condomínio logístico, que prestará típicas de retroárea logística portuária, em nível de qualidade tipo AAA. Nos aeródromos, serviços relacionam-se a aviação geral e executiva.

O empreendimento poderá incluir Centro de Distribuição para empresa na Baixada Santista, um Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (CLIA) e um Entreposto Aduaneiro da Zona Franca de Manaus (EZFM).

Conforme informações presentes no site, o projeto é inovador para o mercado do Porto de Santos, e sua concepção foi realizada por especialistas nos setores de logística e aeroportuário, conforme padrões internacionais de qualidade.

Segundo a prefeitura, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) revalidou a licença prévia técnica para a construção do empreendimento, que deverá gerar até 17 mil empregos diretos, além dos indiretos.

“A implantação do Complexo Andaraguá em Praia Grande provoca uma mudança em toda a Região e impacta positivamente neste momento em que a economia busca uma retomada. Além disso, esse empreendimento traz uma nova vocação econômica para a Baixada Santista. Trata-se de uma luta de mais de 16 anos e estamos muito felizes por este resultado positivo. Essa obra trará milhares de empregos e oportunidades para a população do Município e da Baixada”, declarou a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini.

A decisão do TJ-SP ocorreu de forma unânime, por 3 votos a zero. Assim que a nova decisão judicial for publicada será liberado o retorno das obras do Complexo. “A Administração Municipal se coloca à disposição do empreendedor para que possamos trabalhar em parceria. A sociedade ganha com isso. A implantação do Complexo Andaraguá colocará o Município e a Região como referência em todo o País, com potencial para atrair mais investidores e empresas”, disse a prefeita.

O diretor-executivo do empreendimento, André Ursini, explicou que a primeira fase da obra foi realizada supressão da vegetação. A partir de agora será a vez da terraplanagem da área. “Após trabalho minucioso do Tribunal de Justiça sobre Praia Grande e Baixada Santista, o impacto social e econômico e a importância do empreendimento para a Região, a decisão foi tomada. Durante toda a formatação do projeto a preocupação com a questão ambiental, com índice de preservação acima do previsto em legislação”, comentou.

Dados 

O terreno tem 12 milhões de metros quadrados. Deste total, 70% deve ser preservado e 30% destinado à construção. Estão previstos mais de 200 galpões de 10 mil metros quadrados cada para a instalação de empresas de comércio exterior. O projeto do aeródromo já foi aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A pista deverá ter 2.600 metros de comprimento, o que possibilita que aviões de grande porte possam operar no local.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.