Além de morte de menina, PG tem um caso de meningite bacteriana confirmado e outro sob suspeita
Por Santa Portal em 04/11/2025 às 15:00
A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande confirmou mais um caso de meningite bacteriana e investiga um terceiro na cidade. O primeiro resultou na morte de uma menina de 11 anos, no último dia 26.
O segundo caso confirmado é o de um menino, de 2 anos, diagnosticado com meningite bacteriana causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Apesar de morar em Praia Grande, a criança está internada há uma semana no Hospital das Clínicas de Mogi das Cruzes, respondendo bem ao tratamento. Ele estava a passeio na cidade com a família.
A Prefeitura informa que todas as medidas de prevenção e orientação foram adotadas também nesse caso, incluindo ações na Escola Municipal Maria dos Remédios, no Jardim Melvi, onde o menino estuda. No entanto, não houve suspensão das aulas.
Já o caso suspeito envolve um menino, de 4 anos, morador de Praia Grande, internado no Hospital Ana Costa, em Santos. A notificação chegou à Sesap na segunda-feira (3), e a Vigilância Epidemiológica acompanha a investigação e o quadro clínico da criança.
A administração municipal reforça a importância da vacinação como forma de prevenção. A vacina ACWY, que protege contra diferentes tipos de meningite, está disponível nas 31 Unidades de Saúde da Família (Usafas) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
O imunizante é aplicado como dose de reforço aos 12 meses, podendo ser tomado até os 3 anos e 11 meses, além de uma nova dose recomendada entre 11 e 14 anos. A Sesap orienta que pais e responsáveis verifiquem se a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes está atualizada.
Vítima fatal
A estudante Milena do Nascimento Alvarenga, de 11 anos, que havia sido diagnosticada com meningite bacteriana tipo C, morreu no domingo (26), em Praia Grande. Ela estudava na Escola Cidade da Criança e ficou internada no Hospital Irmã Dulce.
De acordo com a Prefeitura de Praia Grande, ainda quando da suspeita do caso, as pastas de Saúde Pública e Educação colocaram em prática uma série de ações. Ocorreu a vistoria e higienização total da Escola Municipal Cidade da Criança.
Além disso, a administração municipal destaca que “técnicos do setor de Vigilância Epidemiológica estiveram na unidade escolar para orientar pais dos demais alunos e também os profissionais da área da Educação. Entre os temas abordados, destaque para a importância da vacinação, higienização e também do não compartilhamento de objetos”.