Mudanças surtem efeito e Briosa garante primeira vitória na A2
Por Rodrigo Cirilo em 24/01/2024 às 17:12
Com alterações na equipe titular, a Portuguesa Santista garantiu sua primeira vitória no Campeonato Paulista A2, na tarde desta quarta-feira (24), ao superar o Monte Azul, por 2 a 1, no Estádio Otacília Patrício Arroyo, em Monte Azul Paulista. Os gols da Briosa foram marcados por Guilherme e Franco. Enquanto o Azulão descontou com Vitinho.
Além de tirar da zona de rebaixamento, o triunfo alavancou a Briosa para a nona colocação, com quatro pontos. Com a terceira rodada ainda em andamento, Noroeste, Capivariano, Ferroviária e Rio Claro possuem a mesma pontuação. O Monte Azul, por sua vez, caiu para 14ª posição, empatado em um ponto com XV de Piracicaba, Comercial e Oeste.
Pela próxima rodada, a Briosa recebe o Juventus da Mooca, no domingo (28), às 11h, em Ulrico Mursa.
O jogo
Além da entrada de Guilherme na vaga de Vavá, por conta da suspensão do zagueiro, o técnico Sérgio Guedes mexeu em outras duas peças da escalação titular, deixando a equipe mais ofensiva. Saíram Jean Henrique e Léo Santos e entraram Lucas Paraíba e Diogo Carlos.
Com o time mais leve, a Briosa chegou com perigo logo aos oito minutos. Após uma bela troca de passes, Franco encontrou Kellyton livre na entrada da área. No entanto, o lateral ‘encheu o pé’, finalizando sobre a meta adversária.
Curiosamente o gol da Briosa foi construído por dois jogadores recém-promovidos a equipe titular. Diogo Carlos cobrou escanteio na medida para Guilherme, que testou para o fundo do gol, aos 24 minutos, inaugurando o placar da partida.
A Briosa chegou perto de ampliar 15 minutos depois, quando Kaio Cristian cruzou para Bruno Moraes, que ajeitou para Lelê. O meio campista finalizou firme, exigindo a participação do goleiro Guilherme Castellani.
Ainda no primeiro tempo, o Monte Azul tentou igualar o placar com jogadas pela ala direita. Contudo, a estratégia só funcionou no início da segunda etapa. Aos dois minutos, o goleiro Wagner Coradin rebateu um cruzamento para o meio da área, onde estava Vitinho, que concluiu para o gol fazio, 1 a 1.
A resposta da Briosa veio quatro minutos depois, o time pressionou a saída de bola do Azulão, até o erro de passe. Com calma, Lelê carregou a bola até tocar para Franco, que dominou, pensou e deslocou o goleiro, devolvendo a vantagem para os visitantes.
Tentando correr atrás do prejuízo, o Azulão se lançou ao ataque, deixando sua defesa vulnerável. Em uma dessas situações, Diogo Carlos recebeu passe de Franco na pequena área, entretanto, o atacante desperdiçou a oportunidade clara de gol.
A chance derradeira dos mandantes veio nos pés de Vitinho, aos 36. O camisa oito driblou Coradin, mas foi desarmado por Kaio Cristian antes de finalizar. Com isso, a Briosa assegurou sua primeira vitória, por 2 a 1.