Morre aos 68 anos Vágner Benazzi, técnico do acesso da Briosa para a A-2 em 1994
Por Rodrigo Martins em 22/05/2023 às 16:00
O técnico Vágner Benazzi morreu na madrugada desta segunda-feira (22), aos 68 anos. Conhecido como “Rei do Acesso”, Benazzi teve entre os grandes feitos de sua carreira a promoção da Portuguesa Santista da Série A-3 para a A-2 do Campeonato Paulista, em 1994. A causa da morte do treinador não foi divulgada.
Benazzi, que iniciou a sua trajetória no futebol como jogador, se destacou pelo Comercial de Ribeirão Preto e teve passagem como lateral-direito do Palmeiras entre 1981 e 1982.
Por meio de nota oficial, o Verdão lamentou o falecimento de seu ex-atleta. “Com pesar, recebemos a notícia do falecimento do ex-lateral e treinador Vágner Benazzi, que atuou pelo Verdão entre 1981 e 1982. Lamentamos profundamente e desejamos força aos familiares e amigos neste momento difícil”, escreveu.
Vágner Venazzi se aposentou dos gramados em 1987 e, no começo de 1989, iniciou a sua trajetória como técnico pelo Sãocarlense – mesmo time onde pendurou as chuteiras dois anos antes. Na sequência, ele trabalhou em diversos clubes, principalmente no interior paulista.
Campanha histórica na Briosa
Em 1994, Benazzi foi contratado pela Briosa durante a disputa da A-3 e conseguiu o acesso com a equipe rubro-verde.
No começo do returno, após alguns tropeços – como as derrotas para o Corinthians de Presidente Prudente e União Barbarense, ambas por 3 a 0 -, a Portuguesa Santista entrou em crise e o técnico Bira foi demitido. Benazzi, então, foi escolhido pela diretoria rubro-verde para a sequência do campeonato.
Com o novo treinador veio a reação. A Briosa venceu quatro jogos seguidos e encostou nos primeiros colocados.
Na última rodada, porém, Portuguesa Santista e Atlético Sorocaba chegaram empatados na classificação. O time do interior levava vantagem, pois tinha um gol a mais de saldo. A Briosa recebeu o Barretos, que ainda sonhava com o acesso naquele ano, enquanto o Atlético foi até Limeira enfrentar o Independente-SP.
Com gols de Denys, Bahia e Ulisses, a Portuguesa Santista derrotou o Touro por 3 a 1.
No entanto, o acesso em 1994 teve sofrimento até após o apito final. Isto porque, naquele dia 16 de julho de 1994, o Atlético Sorocaba estava vencendo e, mesmo com os dois clubes com 40 pontos, 13 vitórias e 15 gols de saldo, a equipe do interior ainda subiria, por ter marcado mais gols ao longo da competição. Os atletas da Briosa foram para os vestiários acompanhar os últimos nove minutos de jogo. Porém, o Independente-SP chegou ao empate e, desta forma, garantiu o acesso da Portuguesa Santista.
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal Calazans
Dona de uma página marcante na trajetória do treinador, a Briosa também utilizou as suas redes sociais para lamentar a morte de Benazzi.
“Com profundo pesar, a Associação Atlética Portuguesa lamenta o falecimento de Vágner Benazzi, treinador que conquistou o acesso à Série A-2 do Campeonato Paulista em 1994 pela Briosa”, diz a nota.
Passagens por outros clubes
Com passagens por clubes como Bahia, Vitória, Náutico, Brasiliense, Criciúma e Paysandu, Benazzi também teve grande destaque em seu trabalho na Portuguesa de Desportos. Em 2006, ele evitou o rebaixamento da Lusa para a Série C do Brasileirão.
No ano seguinte, Benazzi subiu a Portuguesa para a Série A-1 do Paulistão e reconduziu o time da Capital para a elite do Campeonato Brasileiro.
O seu último trabalho foi pelo Nacional-AM, em 2016, na disputa do Brasileirão da Série D.