Briosa peca nas cobranças de pênaltis e desperdiça chance do acesso
Por Rodrigo Cirilo em 07/04/2024 às 13:40
Após empatar em 1 a 1 no tempo regulamentar, a Portuguesa Santista perdeu por 4 a 3 para o Noroeste na disputa de pênaltis e se despediu do Campeonato Paulista A2, na manhã deste domingo (7), em Ulrico Mursa. Com o resultado, a Briosa desperdiçou a oportunidade de retornar à elite estadual. O Norusca, por sua vez, garantiu a vaga no Paulistão após 13 anos.
O Noroeste abriu o placar na volta da semifinal com o atacante Pedro Felipe, aos 18 minutos do segundo tempo. Já a Briosa igualou com o zagueiro Vavá, aos 31. Como na ida as equipes empataram em 0 a 0, a decisão da vaga foi para as penalidades, onde Caíque e Franco perderam as duas últimas cobranças lusitanas, enquanto o Norusca foi impecável.
Na final entre os clubes que conquistaram o acesso, o Noroeste abre o duelo contra o Velo Clube nesta quarta-feira (10), em Bauru. O jogo da volta terá mando da equipe de Rio Claro, no sábado (13).
O jogo
No primeiro tempo, o jogo concentrou-se entre as intermediárias ofensivas das equipes. A Briosa não exigiu nenhuma defesa do goleiro Reynaldo. Contudo, teve sua melhor oportunidade, aos 19, com o lateral Douglas Dias, que arriscou perigosamente de fora da área. A finalização passou ao lado da trave direita do Norusca.
Por outro lado, o Noroeste apostou no erro da Briosa, como aos 32 minutos, quando Ítalo Henrique foi desarmado pelo volante Blade, no círculo central. Com o sistema defensivo rubro-verde exposto, o atleta noroestino tabelou com o centroavante Carlão, invadiu a grande área, entretanto, isolou a bola.
Pressão do Noroeste
O Norusca voltou melhor do intervalo. Aos dois minutos, o atacante Pedro Felipe venceu a disputa aérea e testou em direção ao gol. Providencialmente, Vavá, também de cabeça, deu um toque sutil, afastando para escanteio.
Na sequência, os jogadores travaram mais um capítulo do duelo pessoal, com nova vantagem para o defensor, que antecipou a conclusão de Pedro Felipe, próximo à pequena área.
Tentando responder à mudança de postura adversária, a Briosa acionou excessivamente o ponta-esquerda Maranhão. Contudo, isolado na beira do campo, o velocista não estava em um dia inspirado e foi facilmente neutralizado pelo lateral-direito PH e o zagueiro Maycon.
Gols em sequência
Em um lance imprudente, Kaio Cristian derrubou Carlão na grande área e o árbitro Luiz Flávio de Oliveira, sem auxílio do VAR, marcou pênalti. Na cobrança, Pedro Felipe deslocou Coradin para abrir o placar aos 18 minutos: 1 a 0 Noroeste.
Renovada após mudanças do técnico Sérgio Guedes, a Briosa demorou 13 minutos para igualar o placar. Em escanteio, Jean Henrique ajeitou de cabeça para Vavá, que empurrou com a ponta da chuteira para o fundo do gol: 1 a 1.
Na reta final, ambas as equipes tentaram desempatar o confronto. Contudo, pecaram na conclusão das jogadas, forçando a decisão por pênaltis.