Briosa anuncia pacotão com quatro reforços para fortalecer a defesa no Paulistão A3
Por Santa Portal em 09/12/2025 às 06:00
De olho no acesso à Série A2, a Portuguesa Santista oficializou um “pacotão defensivo” com quatro reforços para a temporada 2026. O zagueiro Levi, os laterais Jota, Maninho e Tico reforçam a montagem de elenco do técnico Sérgio Guedes para a disputa do Campeonato Paulista Série A3.
Levi, de 22 anos, que atuou em 2025 pelo Barbalha, no Campeonato Cearense, e pelo Essube, na Segunda Divisão Mineira. O defensor também acumula passagem pelo Uberlândia e celebra a oportunidade de disputar seu primeiro Paulista.
“Minha primeira vez jogando Campeonato Paulista, na Série A3. Sei do grande nome que tem a Briosa e as expectativas são as melhores. Temos um grupo recheado. Vamos em busca do nosso objetivo, que é subir para a A2”, afirmou o zagueiro.

A Briosa também oficializou o lateral-esquerdo Jota, de 23 anos, jogador formado nas bases de Osvaldo Cruz e Atlético-GO. O defensor acumula passagens pelo Red Bull Bragantino e experiência internacional no União Santarém, de Portugal. Em 2025, defendeu o Pouso Alegre no Mineiro e na Copa do Brasil.
“É uma competição muito rápida e dinâmica. A gente tem que estar bem entrosado e entrar sabendo os nossos objetivos. O elenco está treinando bem e muito empenhado para fazer o que o treinador pede”, comentou.

Revelado na base do Santos e profissionalizado na própria Portuguesa Santista, o lateral-direito Maninho, de 21 anos, acertou seu retorno ao clube para a disputa da A3. O jogador participou da Copinha e integrou o elenco que competiu na Série A2 de 2025.
“A expectativa é alta. Temos uma equipe qualificada, um técnico experiente que já subiu da A3 para a A2. Vamos em busca do acesso e, com o apoio da torcida, tudo fica mais fácil”, disse o jogador.

Fechando o pacote defensivo, a Portuguesa Santista apresentou Tico, lateral-direito de 25 anos, campeão sul-mato-grossense em 2025 pelo Operário-MS. O jogador também disputou a Série D e a Copa do Brasil neste ano, vivendo um dos melhores momentos da carreira.
“A Portuguesa é um time de tradição. A gente sabe que vai brigar pelo acesso. Se estivermos unidos e entendermos o que o professor pede, conseguimos alcançar nosso objetivo”, afirmou Tico.
Revelado pelo Artsul, Tico acumula passagens por Paranavaí, Sport Capixaba, Coruripe, Nova Venécia e CRAC, até se firmar no Operário-MS, onde ganhou projeção nacional.

Nomes já anunciados
Goleiros: André Luiz
Zagueiros: Douglas Alemão, Levi e Pablo
Laterais: Maninho, Jota e Tico
Meio-campistas: Danilo Pereira
Atacantes: Flávio Souza e Xilú
Caminho definido
A Portuguesa Santista já sabe o percurso que terá de enfrentar no Campeonato Paulista da Série A3 de 2026. A Briosa estreia no dia 25 de janeiro, em Birigui, contra o Bandeirante-SP, e terá uma primeira fase até 21 de março, quando encerra sua participação em casa diante do União Barbarense. Serão 15 rodadas que definirão o futuro do time na competição.
Assim como no ano anterior, o torneio reúne 16 equipes que se enfrentam em turno único, totalizando 15 jogos para cada clube. Ao término dessa fase, os oito melhores avançam às quartas de final, enquanto os dois últimos são rebaixados à Série B.
O mata-mata será disputado em jogos de ida e volta, com vantagem apenas de decidir em casa para quem tiver melhor campanha. Se houver empate no placar agregado, a vaga será definida nos pênaltis. A final está marcada para 26 de abril, e a edição de 2026 estreia a pausa obrigatória para hidratação aos 22 minutos de cada tempo.