Dois navios inéditos chegam ao Concais nesta temporada de cruzeiros em Santos
Por Santa Portal em 06/10/2021 às 06:25
A próxima temporada de cruzeiros deve trazer dois navios inéditos no Brasil para o Concais, em Santos. Serão os navios MSC Seaside e o Costa Smeralda. A expectativa é de geração de novos empregos e de impactos econômicos positivos para a região.
Segundo a diretora de operações do Concais, Sueli Martinez, O MSC Seaside tem capacidade para receber 5.300 passageiros, e o Costa Smeralda, para 6.300. “MSC e Costa serão os dois armadores que virão nesta temporada. Temos em Santos três navios da MSC e dois da Costa”, conta.
Ela ainda ressalta que a expectativa é de que a temporada de cruzeiros deixe em torno de R$ 300 milhões para a Baixada Santista. Sobre a geração de empregos, as expectativas também estão altas. “Os empregos aqui no terminal, que são os mais diretos e as empresas que trabalham aqui são em torno de 3 mil”.
Controle sanitário
Por conta da pandemia de covid-19, medidas serão tomadas para prevenir a contaminação pelo vírus dentro dos navios. A diretora de operações do Concais ressalta que muitas das medidas já adotadas serão mantidas. “Na parte dos protocolos sanitários, entendemos que seguindo o básico, o que fizemos durante 14 meses, é uma situação diferente, um novo diferente”.
O uso de máscara para todos que entrarem no terminal é obrigatório, e também será proposto o distanciamento físico com orientações a todos. “Intensificamos a limpeza de superfície alta, como corrimão, maçaneta, porta. Colocamos em todos os balcões acrílico para o atendimento, o check-in para não ter contato com o passageiro. As malas são todas desinfectadas no embarque e desembarque”, exemplifica Sueli.
Os procedimentos são os mesmos adotados durante a temporada de 2020. “Já havia uma orientação e passamos a seguir para voltar ao novo normal. É algo que vai ficar para a gente: distanciamento, equipamentos de descontaminação, álcool em gel pelo terminal inteiro. E vamos estimular por áudio e vídeo as pessoas a se cuidarem, de forma que a pessoa se sinta à vontade e segura”.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estará com os armadores nesta semana para definir os protocolos. “Alguns protocolos serão feitos em terra, então não sabemos como vai ser. Mas, em Santos, será fácil de adaptar pois temos bastante espaço, com terminal grande, e não vemos nenhuma dificuldade”.
Sueli ainda destacou uma campanha que pediu a liberação dos cruzeiros marítimos. “Teve uma campanha forte, ‘Libera Cruzeiros’, que foi lançada por uma pessoa, o Rafael Rodrigues, um ato individual, e tomou uma proporção enorme, em Santos, Rio, São Paulo, Salvador, e fiquei surpresa com tanta gente fazendo, pedindo, principalmente os políticos da região que mostraram o que queríamos: a defesa à favor da economia, das pessoas e empregos”, disse.
“Queria agradecer a todos que se envolveram, políticos que enviaram correspondência para Brasília, solicitando explicações. Então fica o nosso agradecimento, de coração, para as pessoas que ajudaram nesta liberação”, finalizou.