Tarcísio diz que Governo de SP vai entrar com aporte para fazer túnel entre Santos e Guarujá
Por Rodrigo Martins em 12/05/2023 às 06:00
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, falou durante palestra na 16th LatAm Ceo Conference, diante de investidores internacionais, em Nova York (Estados Unidos), que o projeto do túnel submerso entre Santos e Guarujá deverá sair do papel a partir de 2024.
Ao lado do deputado federal e ex-prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, Tarcísio confirmou que o projeto está passando por ajustes finais antes, para que o edital seja lançado no ano que vem e as obras comecem a ser executadas.
“Vamos trabalhar pelo desenvolvimento e pela mobilidade (da Baixada Santista), com a ligação seca entre Santos e Guarujá. O projeto (do túnel) é tranquilo (do ponto de vista da execução), tecnicamente falando. Do ponto de vista financeiro, o Governo do Estado está entrando com aquilo que faltava e eu tenho certeza que a gente vai fazer esse projeto virar realidade”, afirmou o governador, em publicação nas redes sociais de Paulo Alexandre.
O deputado federal da região comemorou a notícia, que se trata de uma demanda antiga da população da Baixada Santista. “Estamos aqui em Nova York, acompanhando a agenda do governador, que fez uma bela exposição para investidores do mundo inteiro. Sobre o túnel Santos-Guarujá, gostaria de destacar a sua vibração e entusiasmo com esse projeto. Parabéns! Vai sair do papel”, disse Paulo Alexandre, ao lado de Tarcísio.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Secretaria confirma detalhes do projeto
Procurada pelo Santa Portal, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do Estado de São Paulo informou que o projeto do túnel submerso entre Santos e Guarujá foi um dos empreendimentos qualificados no âmbito do Programa de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), na modalidade parceria público-privada (PPP), em que há aportes do Estado de um lado e de um parceiro privado por outro.
De acordo com a SPI, a estimativa é que o empreendimento custe até R$ 4,6 bilhões em investimentos para a construção, operação e prestação de serviços de manutenção.
A secretaria informa que a licença ambiental prévia para o projeto já está aprovada e destaca ainda que o projeto-executivo foi validado por duas consultorias internacionais, especializadas na elaboração de projetos de alta complexidade de engenharia.
O Governo de São Paulo está em negociação junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para contratação dos estudos para avaliar a viabilidade do empreendimento. Com sinal positivo, as obras de construção poderão ser antecipadas por conta da certificação.
A estrutura servirá como ligação seca entre os dois municípios, com possibilidade de deslocamento de carros, motos, veículos comerciais, bicicletas e também a pé. A previsão é que o edital seja lançado em 2024.
Foto: Divulgação
Ministro trata túnel como prioridade
No mês passado, durante a posse de Anderson Pomini como novo presidente da Autoridade Portuária de Santos, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, havia dito que a ligação seca entre Santos e Guarujá é uma das prioridades para o governo federal. Ele também descartou vender a gestora do complexo portuário santista para arrecadar verba para a realização do túnel.
“Vai acontecer, mas não tem sentido vender a SPA para fazer o túnel. As obras terão início assim que a concorrência (licitação) for feita e a empresa vencedora for escolhida. Será a principal obra física desse governo”, comentou França, na ocasião.
Foto: Isabela Carrari/Divulgação Prefeitura de Santos