Tarcísio conversa com grupos interessados em investir no túnel Santos-Guarujá durante visita à França
Por Santa Portal em 08/02/2024 às 16:00
A comitiva do Governo de São Paulo, liderada pelo governador Tarcísio de Freitas, que está na França, tratou nesta quinta-feira (8) de conversar com possíveis interessados em investir no túnel Santos-Guarujá, cuja cobrança está estimada em aproximadamente R$ 6 bilhões.
“Conversamos com grupos interessados no túnel Santos-Guarujá, que será uma conquista após quase cem anos de reivindicação na Baixada Santista, e a iniciativa privada será parceira importante para tirar o projeto do papel. Nos reunimos com grandes operadores de infraestrutura que ainda não estão no Brasil e que demonstraram interesse pelos projetos de São Paulo”, disse Tarcísio, no terceiro da missão paulista em solo francês.
A construção da ligação seca entre Santos e Guarujá foi lançada na última semana, em anúncio dos governos estadual e federal em parceria que terá participação privada tanto na construção como na operação da nova travessia. O túnel está nos planos da gestão estadual desde fevereiro de 2023, quando o projeto foi qualificado no Programa de Parceria em Investimentos de São Paulo (PPI-SP).
A comitiva paulista se reuniu com representantes da joint-venture holandesa Tec Tunnel, especializada no mercado internacional de túneis e líder no nicho de estruturas imersas, a exemplo da futura estrutura na Baixada Santista, que irá sanar um dos principais gargalos logísticos do país.
Na reunião, o Governo de São Paulo apresentou o projeto de engenharia desenvolvido pela administração estadual e ouviu contribuições em relação a obras similares. A extensão total da ligação na Baixada Santista será de 1,5 km, por meio de um túnel imerso de 870 metros, por baixo do canal portuário.
O túnel será composto por seis módulos de concreto pré-modulado. Eles serão construídos em uma doca seca e transportados por flutuadores para imersão, encaixe e fixação da estrutura no leito do canal, que também terá a profundidade ampliada. A consulta pública do projeto deve ser lançada em março, com previsão de leilão ao longo do segundo semestre.