Sustentabilidade é um dos assuntos tratados pela VLI no 1º Seminário Brasil-França

Por Santa Portal em 06/05/2022 às 10:01

Divulgação/VLI
Divulgação/VLI

Entre os diversos assuntos a serem abordados no 1º Seminário Brasil-França, que acontece na segunda (9) e terça-feira (10), na Unisanta, a sustentabilidade é um dos focos do evento. Para tratar do assunto, a VLI, um dos apoiadores e participantes, conta sobre a importância da sustentabilidade no processo de transporte de cargas.

O tema do 1º Seminário Brasil-França é “Transporte de Carga em 2050”. O evento é uma realização da Universidade Santa Cecília e do Sistema Santa Cecília de Comunicação em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo.

Entre fertilizantes, açúcar e grãos, a movimentação de cargas por ano gira em torno de 13 milhões de toneladas no terminal da VLI. O local é responsável por 23% da soja e do milho exportados pelo Brasil, e também por 22% de todo açúcar exportado pelo Porto de Santos.

O Tiplam (Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita), integrado à ferrovia centro atlântica, forma o corredor centro-sudeste da VLI, uma das principais rotas de comércio exterior do País.

Por isso, uma das prioridades da VLI é a eficiência em gerar sustentabilidade. Denilson Fernandes é responsável por esses processos, e explica a respeito do monitoramento de trens.

“Esse sistema de gestão VLI, nada mais é do que a geração de indicadores que nos dão norte de como estão nossas performances. Então isso é possível com o monitoramento do dia a dia, fazemos a análise, traçamos ações, para implantarmos soluções inovadoras e transformadoras para a logística”, explica.

Para ele, o 1º Seminário Brasil-França, que aborda o tema do transporte de cargas nesta edição, será um momento de discutir ideias e traçar estratégias.

“Nós temos os nossos terminais integradores no interior do país que recebem os grãos, açúcar da região central do País, e concentram ali para carregar os trens. Esses terminais são abastecidos por energia elétrica. Então, todo o consumo de energia é mensurado e é verificado se eu estou consumindo energia de forma que gere produtos, ou seja, se eu não estou tendo energia trocada em vão. Então como eu maximizo isso? Eu tenho um sistema de monitoramento que garante a máxima produção desses ativos para que eu tenha o melhor consumo de energia empregado ali. Nosso modelo de gestão VLI é um orientador de como nós iremos alcançar os objetivos a curto, médio e longo prazo”, finaliza.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.