A Associação Comercial de Santos (ACS) e o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos (SDAS) assinaram, na tarde desta quarta-feira (11), um convênio de certificados digital e de origem. A parceria visa agilizar o trabalho de pelo menos 1.200 despachantes aduaneiros da Baixada Santista.





Na cerimônia, o presidente da ACS, Mauro Sammarco, disse que esse foi mais um importante evento de desenvolvimento no progresso da Associação Comercial. "Esse estreitamento, de uma relação que já existe há muitos anos, é muito gratificante. São duas instituições centenárias que são fundamentais na cadeia do comércio exterior brasileiro”.  





Sammarco lembrou que a atuação do Sindicato,  principalmente no Porto de Santos, é extremamente necessária para a movimentação de cargas. “Na parte de emissão de certificados, a ACS dá todo o apoio para a cadeia de comércio exterior.   Conte conosco para o sucesso desse projeto.  Essa parceria, sem dúvida, irá trazer grandes benefícios tanto para a associação quanto para os despachantes”.





O presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos (SDAS), Nívio Perez, enfatizou a importância da parceria de duas instituições centenárias. “O sindicato tem hoje 111 anos.  Esse convênio vêm muito ao encontro de tudo o que despachante precisa. Hoje,  todas as informações que o despachante passa, seja para a Receita Federal ou outros órgãos anuentes,  ele necessita da sua certificação digital. Esse convênio, tem muito a somar com a categoria de Despachante Aduaneiro”.

Nívio lembrou que o despachante aduaneiro é responsável por mais de 90% de todos os processos de exportação e importação no Brasil. “Esses dados não são meus. São da Receita Federal. E,  isso só reforça a importância do trabalho do despachante aduaneiro”.





Certificado Digital





Os interessados em obter o Certificado Digital devem acessar o site da ACS e clicar no banner “Certificação Digital”.   De imediato, será direcionado para o link de compras, onde poderá definir o modelo de certificado, assim como o tipo de mídia (token ou cartão) e o prazo de validade.





Vale lembrar que  a Associação também passou a emitir o documento por videoconferência para pessoas físicas e jurídicas, evitando, assim, a necessidade do atendimento presencial.





Qualquer dúvida pode ser esclarecida previamente pelo e-mail.





Certificado de Origem





Já quem quiser emitir um certificado de origem tem duas opções: Pode ir até à Rua Riachuelo, 14, Centro, Santos, e preencher uma documentação, ou acessar o site da ACS e clicar no banner “Certificado de Origem”. No local, haverá um formulário para ser preenchido. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail ou pelo telefone (13) 3212-8200