Receita Federal apreende 1.240 Kg de cocaína no Porto de Santos
Por Santa Portal em 28/12/2021 às 14:47
Equipes da Alfândega apreenderam 1.240 Kg de cocaína escondidos em duas cargas distintas que seriam exportadas nesta terça-feira (28), pelo Porto de Santos.
As cargas foram selecionadas para conferência através de critérios objetivos de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por imagens de escâner.
A primeira, trata-se de um carregamento de suco de laranja, destinado ao porto de Valência, na Espanha. Durante a inspeção, o cão farejador Uruk da Receita Federal sinalizou positivamente para a presença de drogas. Inspecionada a carga, foram localizados diversos tabletes de cocaína em seu interior, que totalizaram 736 kg da droga.
A segunda carga era de açúcar cristal, destinada ao porto de Tema, em Gana, país do continente africano. Nesta, também houve indicação positiva do cão farejador. Após realizada a busca, foram localizados outros 504 kg de cocaína em meio à carga.
Além da operação realizada hoje, ontem, as equipes da Alfândega de Santos haviam interceptado 561 kg de cocaína em uma carga de café. Portanto, com a ação desta terça, o total de cocaína localizada pela Receita Federal em 2021 superou 16 toneladas somente no Porto de Santos.
Para tentar combater o tráfico internacional, foram realizadas operações diárias de combate aos mais diversos ilícitos, como a produtos contrafeitos, mercadorias impróprias para consumo e tráfico de entorpecentes.
“Estamos fechando o ano com um pouco mais de 15 toneladas, o que corresponde a mais ou menos metade das drogas apreendidas em todos os portos do país. É o que se espera, visto que é o porto com mais rotas e quantidade de embarcações escalando. É um atrativo para criminosos. No entanto, há apreensões em outras localidades, mostrando que a Receita Federal está atenta”, concluiu.
Foto: Divulgação/Receita Federal