Receita Federal apreende 518Kg de cocaína no Porto de Santos
Por Santa Portal em 27/05/2022 às 15:15
Em duas ações realizadas na manhã desta sexta-feira (27), servidores da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (DIREP) da Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto de Santos localizaram cocaína escondida em cargas de exportação.
A primeira carga consistia em vinte e quatro contêineres de vinte pés carregados com ferro níquel e destinados ao Reino Unido, dos quais dois foram selecionados para conferência física. Realizada a inspeção, foram localizados, em meio à carga, diversos tabletes da substância, que testou positiva para cocaína, totalizando 346kg da droga.
A segunda carga era de piso de cerâmica, agrupada em três contêineres, localizados em outro terminal portuário, que passaria por Angola, com destino final em Camarões, na África. Nessa carga também foram localizados diversos tabletes de cocaína, totalizando 172kg.
Foto: Divulgação/Receita Federal
Durante as inspeções, houve indicação positiva dos cães de faro da Receita Federal, confirmando as suspeitas.
Além dessas duas ações, a Equipe de Operações Especiais e Marítimas (EQPEM) da Alfândega da RFB do Porto de Santos participou, em conjunto com mergulhadores da Marinha do Brasil e integrantes do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (BAEP) e do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal (NEPOM), de uma inspeção no Sea Chest (compartimento submerso de captação de água) de um navio atracado no Porto de Santos, mas nada foi encontrado.
A droga interceptada pela Receita Federal foi entregue à Polícia Federal, que prosseguirá com as investigações a partir das informações fornecidas pela Receita.
A troca de informações entre as instituições será importante para a definição da abertura de um novo inquérito policial ou para a complementação de outros que se encontrem em andamento.