Projeto oferece qualificação para quem busca oportunidades em navios de cruzeiros
Por Santa Portal em 25/07/2025 às 16:00
O Projeto Tripulantes do CENEP está com inscrições abertas para capacitar interessados de toda a Baixada Santista que queiram mudar de vida por meio de um curso gratuito de qualificação profissional. A iniciativa tem o objetivo de ajudar os participantes a conquistarem um trabalho a bordo de navios de cruzeiros ou nos setores de hotelaria, gastronomia e turismo, no Brasil ou no Exterior.
O programa oferece, ao todo, 200 vagas para o curso de formação, totalmente gratuito. As inscrições para o programa são gratuitas e podem ser feitas através do site (clique aqui para acessar), até o dia 5 de agosto.
Com uma metodologia que já formou mais de 35 mil pessoas no país, o projeto social oferece preparação por meio de cursos presenciais e on-line gratuitos, ministrados por profissionais renomados e experientes da área hoteleira de bordo e de terra em todo o mundo. Pioneiro no Brasil, o curso terá um formato híbrido com aulas oferecidas pela Deck4 Foundation que criou uma plataforma de educação à distância para formação de trabalhadores de navios de passageiros e profissionais da rede hoteleira em geral.
“A temporada brasileira de cruzeiros marítimos 2025/2026 começa em outubro e deve empregar cerca de 6,7 mil tripulantes, em seis navios. Desse total, pelo menos 25% precisam ser trabalhadores aqui do país, conforme legislação, ou seja, 1,7 mil brasileiros”, destaca André Vieira, presidente da Deck4 Foundation, empresa responsável pela gestão pedagógica do programa.
Quem pode participar
Para participar do projeto, os candidatos precisam ser brasileiros, residir na Baixada Santista, ter mais de 18 anos; estar cursando ou ter concluído o Ensino Fundamental; ter disponibilidade para aulas presenciais de inglês no período noturno e ter o sonho de mudar de vida por meio do trabalho.
Pessoas negras, LGBTQIAPN+, transexuais e travestis, descendentes de povos originários, mães solo, refugiados e imigrantes com RNE/RNM, além de pessoas que tenham vivenciado a experiência do acolhimento institucional na infância ou adolescência, terão prioridade no processo de seleção. A iniciativa tem como objetivo promover visibilidade, inclusão e a integração de grupos historicamente vulnerabilizados. Para participar do projeto, é necessário — preferencialmente — estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) da sua cidade de residência, em conformidade com as diretrizes das políticas públicas de assistência social.