Presidente da APS afirma em Congresso que canal de dragagem será aprofundado em dois anos

Por Marcela Morone em 17/08/2023 às 17:03

O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, afirmou que o canal de dragagem do cais santista será aprofundado em dois anos. A declaração foi feita no VI Congresso de Direito Marítimo e Portuário da ABDM, que ocorre nesta quinta (17) e sexta-feira (18), no Hotel Sheraton, em Santos.

Atualmente, o canal de navegação do Porto de Santos conta com extensão de 24,6 km, profundidade de 15 metros e largura média de 220 metros. A Santos Brasil recebeu a maior embarcação que já passou pelo cais santista, com 347 metros de comprimento, em 2022.

As obras de dragagem de aprofundamento estão incluídas no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Lula, anunciado na última sexta-feira (11). No total, 57 obras serão realizadas na Baixada Santista em vários setores.

“Está previsto no nosso plano de metas já para o início do próximo ano. Nós estamos na burocracia, estudos, contratamos engenheiros para o aprofundamento. É preciso um amplo estudo no nosso canal sobre todas as possibilidades e autorizações. Certamente, em dois anos, nós teremos o canal aprofundado”, afirmou Pomini.

O tema foi discutido no quarto painel do VI Congresso do ABDM, nomeado Principais desafios para o Porto de Santos – Análise da Concessão de Acessos

Também participaram do debate o diretor executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), Ricardo Molitzas; o diretor executivo da Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres (Abratec), Caio Morel; o CEO da DP World, Fabio Siccherino; o CEO da Santos Brasil, Antonio Sepúlveda e Jacqueline Wendpap, diretora executiva do Instituto Praticagem do Brasil. O painel foi moderado pela diretora do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Natalie Nanini.

O VI Congresso de Direito Marítimo e Portuário da ABDM tem o patrocínio da Centronave, Sopesp, Praticagem, Santos Brasil, Fenamar, Ciesp, Eldorado, Reliance e DP World. Apoio institucional da Fenop, Abtp, Abratec e ATP. Além do apoio de Sammarco Advogados – Marcelo Sammarco / Flávia Sammarco, Representações Proinde – Carlos Augusto/Proinde,Revoredo Advogados – ‘Daniella – Revoredo Advocacia, Advocacia Cristina Wadner – Cristina Wadner, Reis, Braun e Regueira Advogados (RBR) – João Paulo Braun, Escritório Jurídico Carbone – Felipe Galante, Kincaid – Mendes Vianna Advogados – Lucas Leite Marques, Pedro Calmon Filho & Associados (PCFA) – Pedro Calmon, Lopes Pinto Advogados Associados (LP Law) – Alessander Lopes Pinto, Matos Filho e Salomão – Kaiuca Abrahão Raposo Cotta – Sociedade de Advogados.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.