Portos brasileiros firmam cooperação técnica para desenvolvimento tecnológico e operacional
Por Santa Portal em 18/06/2024 às 21:00
O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a PortosRio, o Porto de Santos e a Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), por meio do Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal, formalizaram no início da noite desta segunda-feira (17), em Foz do Iguaçu (PR), a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica para desenvolvimento tecnológico e operacional.
As parcerias têm como objetivo modernizar as operações dos portos públicos brasileiros, promovendo a eficiência e segurança das atividades portuárias, por meio da implementação de pesquisa e desenvolvimento, garantindo maior eficiência e a realização de projetos de infraestrutura e descarbonização. Os acordos simbolizam o comprometimento de todas as entidades envolvidas com o progresso e a sustentabilidade do setor, consolidando um futuro mais seguro, eficiente e ambientalmente responsável.
Representando os portos, o presidente do Porto de Santos, Anderson Pomini, falou em seu discurso sobre a importância da parceria e as possibilidades de aplicações de soluções e tecnologias na área. “O Porto de Santos, que representa 30% da corrente comercial brasileira, é um equipamento extremamente importante para a boa logística e funcionamento do Brasil, ao lado dos demais portos. Essa parceria é estratégia porque vai nos emprestar inteligência e tecnologias já implementadas. Através desse convênio poderá nos ajudar a controlar todas as frotas de caminhões que se dirigem do campo, das cooperativas, para o porto ou na boa logística que contempla a entrada e saída de navios e o escoamento desses produtos para o interior do país”, afirmou.
Segundo o diretor superintende do PTI, Irineu Colombo, o Parque Tecnológico já promove iniciativas de desenvolvimento tecnológico com diversos outros órgãos do governo e estar celebrando esse momento, juntamente com o setor de portos e aeroportos, representa o orgulho da instituição em poder contribuir com soluções para o país. “Ajudar o Brasil, na sua modernização e desenvolvimento, colaborando com o aprimoramento tecnológico é motivo de alegria. Um novo impulso para a industrialização, ajudando o país a avançar. Contem conosco para o desenvolvimento das soluções”, ressaltou.
Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, é uma honra o Parque Tecnológico Itaipu, de Foz do Iguaçu, poder fazer parte desse trabalho e contribuir, por meio da inovação, para tornar os portos brasileiros mais seguros. “Estamos participando diretamente da ampliação da capacidade competitiva do nosso país, onde os portos têm um papel muito estratégico. Se podemos fazer com que eles sejam mais eficientes, nós temos uma função determinante nesse processo. Parabéns à equipe do PTI pela sua qualidade, dedicação e compromisso com o futuro do Brasil”, declarou.
De acordo com a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, essa cooperação também possui importância estratégica para o Brasil. “Seja porque nós somos exportadores, importadores e temos uma relação comercial intensa com o mundo, temos isso como um grande legado e queremos levar a diante. Para isso, precisamos ter essa competitividade e quem pode contribuir é a ciência, a tecnologia e a inovação. Essa inteligência que vemos aqui vai prestar um serviço inestimável, tornando essa atividade econômica cada vez melhor, firmando o nosso caminho de desenvolvimento”, pontuou.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que os termos de cooperação firmados serão essenciais para se pensar conjuntamente o setor portuário brasileiro, que cresceu no primeiro quadrimestre quase 6%. “Setor que gera emprego, renda e movimenta a economia brasileira. É fundamental que a gente possa cada vez mais levar tecnologia e inovação para os nossos portos. Não tenho dúvida que vamos fortalecer o setor portuário brasileiro”, reiterou.
Autoridades presentes
Também estiveram presentes na solenidade o presidente da PortosRios, Francisco Martins; presidente da Codeba, Antonio Gobbo; secretário Nacional dos Portos, Alex Ávila; o secretário Nacional de Aviação, Tomé Franca; o presidente da Infraero, Rogério Brazellay; o diretor de negócios e empreendedorismo do PTI, Eduardo de Miranda; o diretor de tecnologias do PTI, Alexandre Gonçalves Leite; o senador Laércio Oliveira; e o deputado federal, Elton Welter.