Porto de Santos intensifica prevenção contra pragas agrícolas

Por Santa Portal em 05/02/2025 às 16:00

Divulgação/APS
Divulgação/APS

Empresas credenciadas pela Autoridade Portuária de Santos (APS) realizaram 799 tratamentos fitossanitários – processo popularmente conhecido por fumigação – para o controle de pragas agrícolas no Porto de Santos em 2024.

As ações realizadas representam um aumento de 3% em relação a 2023, segundo a APS. Naquele ano, foram registrados 777 tratamentos.

Conforme explica a APS, o trabalho, coordenado pela Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho (Geset), é fundamental para prevenir a entrada e disseminação de pragas agrícolas, além de garantir o atendimento a padrões internacionais exigidos por mercados importantes, como a China.

A China foi o principal destino dos grãos tratados, correspondendo a 35% dos navios que passaram pelo tratamento. Vietnã (9%) e Indonésia (7%), ocupam as posições seguintes. As principais cargas tratadas foram soja (48,5%), milho (32,5%) e farelo de soja (18,8%).

Do total, 664 dos serviços de fumigação foram realizados nos porões das embarcações, somando mais de 42,5 milhões de toneladas de mercadorias tratadas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.