Porto de Santos celebra 133 anos com modernização e crescimento das operações
Por Santa Portal em 02/02/2025 às 06:00
Celebrando 133 anos de história neste domingo (2), o Porto de Santos segue reafirmando o seu papel de maior porto da América Latina, com investimentos da iniciativa privada e avanços na infraestrutura. O terminal santista continua se modernizando e crescendo cada vez mais, impulsionando a economia do país e abrindo portas para novos mercados.
Com a privatização de terminais e a chegada de grandes empresas, a produtividade do Porto tem aumentado significativamente. Exemplo disso é a Eldorado Brasil, que movimenta toneladas de celulose e tem investido em infraestrutura e logística. De acordo com Flávio Costa, diretor de logística da empresa, a movimentação cresceu nos últimos anos e a previsão para 2025 é de novos recordes.
“Desde que iniciamos as operações no novo terminal, estamos crescendo. Fechamos o primeiro ano de inauguração em julho passado e estamos abrindo 2025 com crescimento. Hoje, cerca de 60% da nossa produção é exportada pelo Porto de Santos”, destacou.
Mulheres ganham espaço no setor portuário
O Porto de Santos também reflete uma nova realidade do setor: a presença crescente das mulheres. Cláudia Ceciliano, técnica de enfermagem, cuida do bem-estar dos colaboradores e ressalta a importância da saúde no ambiente de trabalho.
“A preocupação com exames, atividade física e qualidade de vida reflete no desempenho dos profissionais. Trabalhar no Porto de Santos é um orgulho, ainda mais vendo mais mulheres ocupando espaço e se qualificando para atuar na área portuária”, afirmou.
Já Ingrid Sierra, coordenadora de importação e exportação, destaca a importância de estar próxima das operações.
“Ver a movimentação dos navios diariamente é um privilégio para quem trabalha com comércio exterior. O Porto é essencial para a logística do Brasil e para o crescimento das empresas”, disse.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, enfatizou os avanços projetados para os próximos anos, incluindo obras de infraestrutura essenciais.
“O Porto de Santos completa 133 anos como CNPJ, mas são 400 anos de operações portuárias. Hoje, ele representa 30% da corrente comercial do Brasil. Projetamos as transformações dos últimos anos pensando nas próximas décadas. Em 2025, começamos a construção do Túnel Santos-Guarujá e o aprofundamento do canal para 16 metros de profundidade”, disse Pomini.