Polícia investiga estelionato após turistas ficarem sem embarcar em cruzeiro, em Santos
Por João Pedro Feza/Folhapress em 25/03/2025 às 10:00
A Polícia Civil de São Paulo diz ter identificado um homem considerado suspeito de vender passagens a mais para um cruzeiro com atrações musicais. Dezenas de turistas ficaram sem embarcar na quinta-feira (20) e sexta-feira em Santos.
Em nota, a Costa Cruzeiros estimou que cerca de cem passageiros não conseguiram embarcar para a viagem por falta de documentação exigida.
A empresa disse que o cruzeiro era responsabilidade do fretador, a On Board Entretenimento.
A On Board Entretenimento informou, na tarde desta segunda-feira (24), que “desde o incidente vem adotando todas as medidas necessárias para minimizar os impactos causados aos passageiros afetados”.
“A empresa providenciou, de forma imediata, transporte, alimentação e acomodação em hotel para cerca de 90 passageiros que não conseguiram embarcar e permaneceram no porto. O suporte foi mantido durante todo o período da viagem marítima”, completa.
Além disso, a On Board se comprometeu a fazer o reembolso integral dos valores pagos pelos passageiros. “A cada novo contato, a empresa tem oferecido atendimento individualizado”.
Em vídeo nas redes sociais, a passageira Telma Guadagnini postou um desabafo sobre o episódio em Santos. “Enganaram a gente”, afirmou. “A gente pagou R$ 8.000, teve gente que pagou R$ 11 mil (…). Ficamos até 4h da manhã, chegando a deitar na calçada (…). Compramos no primeiro dia, pagamos uma fortuna, cobrando toda semana número de cabine e voucher, mas nada.”
Wallace Sampaio, outra vítima, também foi às redes sociais para relatar a confusão. “O que era para ser um sonho virou um pesadelo gigante”, declarou. “Falta de respeito, falta de comunicação, falta de empatia.”
Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) afirma que o caso foi registrado como estelionato e é investigado em inquérito na 5ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur). Um homem de 40 anos é suspeito de vender as passagens.
A pasta complementa que “o investigado já prestou depoimento e as diligências seguem em andamento para esclarecer os fatos” -e que vítimas estão procurando a polícia para relatar o ocorrido.
Pertencente à companhia de navegação italiana Costa Cruzeiro, o navio Costa Pacifica foi fretado pela empresa brasileira On Board Entretenimento para cumprir o trecho até Angra dos Reis durante o evento musical Energia On Board.
Entre as atrações, estavam nomes como Paulo Ricardo, Double You, Sandra Sá, Kiko Zambianchi e Jon Secada.