Ação da PF e da Receita Federal tem apreensão de 497 kg de cocaína no Porto de Santos

Por Santa Portal em 15/06/2022 às 15:34

(Foto: Divulgação/Receita Federal)
(Foto: Divulgação/Receita Federal)

A Receita Federal e a Polícia Federal apreenderam 497 kg de cocaína em uma carga de biscoito de polvilho no Porto de Santos, durante uma operação realizada nesta quarta-feira (15). A ação foi a segunda a apreender cocaína no porto nas últimas 24 horas.

A ação de combate ao tráfico internacional de drogas realizou a inspeção física de duas cargas, sendo uma de farinha de osso e outra de biscoito de polvilho, resultado da atividade de gestão de riscos desenvolvida pela Receita Federal nas operações de comércio exterior.

A atividade envolve o uso de informações prestadas por importadores, exportadores, transportadores, operadores portuários e outros agentes envolvidos nas operações, além da análise de imagens escaneadas dos contêineres, de acordo com a Receita Federal.

Ação da PF e da Receita Federal tem apreensão de 497 kg de cocaína no Porto de Santos
(Foto: Divulgação/Receita Federal)

Na primeira inspeção, da carga de farinha de osso, não houve indicação positiva do cão de faro da Alfândega de Santos, mesmo assim, a carga de 27 toneladas de farinha de osso bovino acondicionadas em big bags foi conferida e nada foi encontrado.  

A droga foi localizada na segunda carga selecionada e que tinha como destino o Porto de Roterdã, na Holanda. Após cuidadosa inspeção nas 2,7 toneladas de sacos de biscoitos de polvilho acondicionados em caixas de papelão e sinalização positiva do cão de faro da Alfândega de Santos, foram encontrados os primeiros tabletes de cocaína, que estavam substituindo a carga regular.

Após a confirmação da contaminação, a Polícia Federal foi acionada para realizar o trabalho de perícia no local e participar, de forma integrada, do restante da operação. A droga apreendida ficará sob guarda da PF, que prosseguirá com as investigações. 

Na terça (14), houve também a apreensão de cerca de 518 kg de cocaína, escondida em meio a uma carga de carne refrigerada, depositada em um dos terminais do Porto de Santos. A carga teria como destino o porto de Antuérpia, na Bélgica. Juntas, as duas operações somam mais de uma tonelada da droga apreendida.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.